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Português 8º ano

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Língua Portuguesa_8 ano_Aula VIII_Criação de charges

Aula VIII : Criação de charges. 1

A charge e suas características

Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo etc. Normalmente representam personalidades públicas.

Elas podem ser constituídas por apenas linguagem não verbal, no entanto é mais comum apresentar linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo. A linguagem verbal geralmente aparece dentro de balões, representando a fala ou pensamento do personagem.

Linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras e frases escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada.

Linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito, símbolos, gestos, figuras.

As charges costumam ser publicadas, geralmente, em jornais, revistas e livros. Com o desenvolvimento da internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas.

Vejam alguns exemplos de charges:

Aula VIII : Criação de charges. 2

Aula VIII : Criação de charges. 3

Fonte: https://www.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Dia-05-10-2020-Dengue-x-Coronavirus.jpg

Vamos nos aprofundar…

Características da Charge

Representa a atualidade: para entendimento da piada contida no desenho, é necessário um contexto histórico. Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida;

Linguagem verbal e não verbal: o desenho pode ser verbalizado ou não, através das legendas ou balões de textos. 

Fator social ou político: tem como tema especialmente questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou internacionais. E está em volta da satirização de um fato político e/ou social de relevância. 

Posicionamento editorial: normalmente pode retratar o ponto de vista do veículo comunicacional no qual a charge está sendo veiculada;

Circulação: é considerado um gênero jornalístico, então é bastante usado pelo meio. Ou seja, sua circulação será em jornais e revistas;

Efemeridade: retrata acontecimentos contemporâneos. A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;

Exagero: aponta o exagero para provocar a vertente humorística; o riso. No exagero, o chargista enfatiza pontos tidos como principais. O profissional faz distorções da realidade, mas não tira a veracidade;

Caráter: humorístico, cômico, irônico e satírico.

Ruptura discursiva: o final inesperado trata-se de uma quebra do discurso construído na charge;

Intertemporalidade: a charge nunca irá explicar a sua própria piada. 

Charge animada

A Charge animada possui as mesmas características de uma charge em desenho. Ela foi popularizada por meio das redes sociais e televisão. Nesse tipo é mais frequente o uso da linguagem verbal, por ser desenhos em movimentos e com sonoridade. 

Curiosidade: emissoras de TV começaram o uso das charges através das obras do cartunista Maurício Ricardo Quirino, em fevereiro de 2000. Atualmente,  são encontradas de forma mais frequente no programa Big Brother Brasil da Rede Globo.

Aula VIII : Criação de charges. 4

Ótimas leituras, bons estudos

e até a próxima aula, pessoal!!

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