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Português 8º ano

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  1. Módulo I- Leitura e interpretação de textos.
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Língua Portuguesa_8 ano_Aula IX_Criação de textos instrucionais: regras de jogo

Aula IX: Criação de texto instrucional, regras de jogo. 1

O que é um texto instrucional?

Aula IX: Criação de texto instrucional, regras de jogo. 2

O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação.

Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.

Com isso, sua função é transmitir para o leitor mais do que simples informações, visa sobretudo, instruir, explicar, todavia, sem a finalidade de convencê-lo por meio de argumentos.

São textos os quais incitam a ação dos destinatários, controlando, assim, seu comportamento, ao fornecer instruções e indicações para a realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas.

Texto Injuntivo e Prescritivo

Há quem estabeleça uma relação entre os textos injuntivos e prescritivos e, por outro lado, há os que defendem que são textos sinônimos e pertencem à mesma categoria, compartilhando funções e finalidades.

No entanto, os linguistas que preferem dividi-los em dois tipos de textos informam que o texto injuntivo, instrui sem uma atitude coercitiva, recurso marcante nos textos ditos prescritivos.

Para esse grupo de estudiosos, um texto injuntivo pode ser um manual de instruções ou uma receita, enquanto os textos prescritivos asseguram um tipo de atitude coercitiva, por exemplo, os editais dos concursos, contratos e leis.

Recursos Linguísticos

A linguagem dos textos injuntivos é simples e objetiva. Um dos recursos linguísticos marcantes e recorrentes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, os quais indicam uma “ordem”, por exemplo:

  • na receita de bolo: “misture todos os ingredientes”;
  • na bula de remédio: “tome duas cápsulas por dia”;
  • no manual de instruções: “aperte a tecla amarela”;
  • nas propagandas: “vista essa camisa”.

Mais detalhes…

  • Este tipo de texto apresenta duas partes distintas: uma contém a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instruções (modo de fazer), como, por exemplo, receitas de culinária.
  • As listas são semelhantes, em sua construção, às que usamos habitualmente para fazer compras. Apresentam substantivos acompanhados de numerais. As instruções são iniciadas com verbos no modo imperativo (misture, junte, acrescente etc.) ou por construções com verbos no infinitivo (misturar, juntar, acrescentar etc).
  • Os verbos aparecem acompanhados por advérbios ou locuções adverbiais que expressam o modo como devem ser realizadas determinadas ações (lentamente, rapidamente, devagar, vagarosamente etc).
  • As ações aparecem estruturadas, visando a um objetivo (mexa lentamente para diluir o conteúdo do pacote em água fria), ou com valor temporal final (bata o creme com as claras até que adquira uma consistência espessa).
  • Aparece com frequência  o uso de palavras como aqui, agora, neste momento etc.
  • É um texto que exige muita precisão, pois qualquer troca ou falta de um dos materiais ou ingredientes causa problemas na execução da tarefa.

Regras de jogos

Aula IX: Criação de texto instrucional, regras de jogo. 3

Você já pensou em criar o seu próprio jogo com as suas próprias regras? Agora é a sua vez!!

Bons estudos e boa diversão!! 

Até a próxima aula!!

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