Português 8º ano
- Módulo I- Leitura e interpretação de textos.9 Aulas|9 Exercícios
- Aula I: Ponto de vista do narrador.
- Aula II: Tipos expositivo e argumentativos: resumos, resenha de mídia, fichamentos.
- Aula III: Charges e anedotas.
- Aula IV: Crônicas
- Aula V: Poesias relacionadas às culturas indígena e africana e outras Memórias.
- Aula VI: Elaboração de reportagens com ênfase em tema de sustentabilidade.
- Aula VII: Elaboração de crítica.
- Aula VIII : Criação de charges.
- Aula IX: Criação de texto instrucional, regras de jogo.
- Aula I: Ponto de vista do narrador.
- Módulo II- Gramática15 Aulas|15 Exercícios
- Aula X: Revisão de classes gramaticais.
- Aula XI: Verbos regulares. Tempos primitivos, derivados e irregulares..
- Aula XII- Acentuação gráfica.
- Aula XIII- Uso dos porquês.
- Aula XIV- Conotação e Denotação.
- Aula XV- Adjunto adnominal e complemento nominal.
- Aula XVI- Período Simples e Oração Absoluta
- Aula XVII- Período Composto, oração principal.
- Aula XVIII- Transitividade Verbal, Complemento Verbal.
- Aula XIX- Vozes Verbais.
- Aula XX- Classificação de verbos quanto a predicação
- Aula XXI- Aposto e Vocativo.
- Aula XXII- Colocação Pronominal.
- Aula XXIII- Conjunções Coordenativas.
- Aula XXIV- Orações Coordenadas.
- Aula X: Revisão de classes gramaticais.
Participantes 407
Exercício de tipos expositivo e argumentativo: resumos, resenhas de mídia, fichamentos 8º ano Curso
Simone Ivane Santana 18/12/2024
Resumo de Exercício
0 de 5 Questões concluídos
Questões:
Em formação
Você já completou o exercício antes. Portanto, você não pode iniciá-lo novamente.
Exercício está carregando…
Você deve entrar ou se inscrever para iniciar o exercício.
Você precisa primeiro terminar os seguintes:
Resultados
Resultados
0 de 5 questões respondidas corretamente
O tempo passou
Você alcançou 0 de 0 Ponto(s), (0)
Ponto(s) ganho(s): 0 de 0, (0)
0 Redação(ões) Pendente(s) (Ponto(s) Possível(is): 0)
Pontuação média | |
Sua pontuação |
Categorias
- Não categorizado 0%
Você precisa melhorar! Você acertou menos que 70% das questões Tente novamente!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Muito bom, Você acertou mais que 70% das questões, você passou!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Parabéns! Você acertou mais que 90% das questões. Siga para os próximos exercícios!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Pos. | Nome | Data | Pontos | % |
---|---|---|---|---|
A tabela está carregando | ||||
Seja o(a) primeiro a participar! | ||||
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- Atual
- Revisar
- Respondidas
- Correto
- Incorreto
- Questão 1 de 5
1. Questão
Questão 1 (Universidade Estácio de Sá – RJ, questão adaptada)
Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta.
Narrar
Argumentar
Expor
Descrever
( ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
( ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.
( ) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
( ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.
CorretoIncorreto - Questão 2 de 5
2. Questão
Questão 2
Qual o tipo de texto em que o principal objetivo é convencer o leitor de alguma coisa?
CorretoIncorreto - Questão 3 de 5
3. Questão
Questão 3 (Enem 2010)
Câncer 21/06 a 21/07
O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.
Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:
CorretoIncorreto - Questão 4 de 5
4. Questão
Questão 4 (FUNCAB)
Internet e a importância da imprensa
Este artigo não é sobre a pornografia no mundo virtual nem tampouco sobre os riscos de as redes sociais empobrecerem o relacionamento humano. Trata de um dos aspectos mais festejados da internet: o empowerment (“empoderamento”, fortalecimento) do cidadão proporcionado pela grande rede.
É a primeira vez na História em que todos, ou quase todos, podem exercer a sua liberdade de expressão, escrevendo o que quiserem na internet. De forma instantânea, o que cada um publica está virtualmente acessível aos cinco continentes. Tal fato, inimaginável décadas atrás, vem modificando as relações sociais e políticas: diversos governos caíram em virtude da mobilização virtual, notícias antes censuradas são agora publicadas na rede, etc. Há um novo cenário democrático mais aberto, mais participativo, mais livre.
E o que pode haver de negativo nisso tudo? A facilidade de conexão com outras pessoas tem provocado um novo fenômeno social. Com a internet, não é mais necessário conviver (e conversar) com pessoas que pensam de forma diferente. Com enorme facilidade, posso encontrar indivíduos “iguais” a mim, por mais minoritária que seja a minha posição.
O risco está em que é muito fácil aderir ao seu clube” e, por comodidade, quase sem perceber, ir se encerrando nele. Não é infrequente que dentro dos guetos, físicos ou virtuais, ocorra um processo que desemboca no fanatismo e no extremismo.
Em razão da ausência de diálogo entre posições diversas, o ativismo na internet nem sempre tem enriquecido o debate público. O empowerment digital é frequentemente utilizado apenas como um instrumento de pressão, o que é legítimo democraticamente, mas, não raras vezes, cruza a linha, para se configurar como intimidação, o que já não é tão legítimo assim…
A internet, como espaço de liberdade, não garante por si só a criação de consensos nem o estabelecimento de uma base comum para o debate.
Evidencia-se, aqui, um ponto importante. A internet não substitui a imprensa. Pelo contrário, esse fenômeno dos novos guetos põe em destaque o papel da imprensa no jogo democrático. Ao selecionar o que se publica, ela acaba sendo um importante moderador do debate público. Aquilo que muitos poderiam ver como uma limitação é o que torna possível o diálogo, ao criar um espaço de discussão num contexto de civilidade democrática, no qual o outro lado também é ouvido.
A racionalidade não dialogada é estreita, já que todos nós temos muitos condicionantes, que configuram o nosso modo de ver o mundo. Sozinhos, nunca somos totalmente isentos, temos sempre um determinado viés. Numa época de incertezas sobre o futuro da mídia, aí está um dos grandes diferenciais de um jornal em relação ao que simplesmente é publicado na rede.
Imprensa e internet não são mundos paralelos: comunicam-se mutuamente, o que é benéfico a todos. No entanto, seria um empobrecimento democrático para um país se a primeira página de um jornal fosse simplesmente o reflexo da audiência virtual da noite anterior. Nunca foi tão necessária uma ponderação serena e coletiva do que será manchete no dia seguinte.
O perigo da internet não está propriamente nela. O risco é considerarmos que, pelo seu sucesso, todos os outros âmbitos devam seguir a sua mesma lógica, predominantemente quantitativa. O mundo contemporâneo, cada vez mais intensamente marcado pelo virtual, necessita também de outros olhares, de outras cores. A internet, mesmo sendo plural, não tem por que se tornar um monopólio.
(CAVALCANTI, N. da Rocha. Jornal “O Estado de S. Paulo”, 12/05/14, com adaptações.)
Pelas características da organização do discurso, a respeito do texto pode-se afirmar que se trata de uma:
CorretoIncorreto - Questão 5 de 5
5. Questão
Questão 5
“A Bolsa de Incentivo Acadêmico é destinada prioritariamente aos estudantes de primeira graduação, apenas presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como tem por objetivo precípuo possibilitar aos discentes o desenvolvimento de seus estudos, tendo como pressuposto a igualdade de oportunidades, com vistas à sua qualificação acadêmica.”
O objetivo desse texto é
CorretoIncorreto