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Um gênero textual essencialmente argumentativo – O debate
Debater significa revelar nossa visão de mundo
Introdução
O que nos faz seres ímpares é, entre outros fatores, nossa autonomia em expressar sentimentos, em revelar nossa posição crítica frente à realidade na qual estamos inseridos, o poder de tomar decisões em relação às nossas escolhas e, sobretudo, o fato de expressarmos opiniões diante de um determinado assunto.
A todo momento e nas mais variadas situações, estamos revelando sobre a maneira pela qual concebemos os fatos ligados ao nosso cotidiano. Tal fato revela não sermos alienados aos mesmos, já que possuímos opiniões e argumentos que nos são próprios.
Seja na família, numa roda de amigos, ou em outros contextos, parece inacreditável, mas involuntariamente, ou não, tentamos convencer o “outro” de que temos razão naquilo que ora proferimos. Diante deste embate, salienta-se para algumas divergências no que se refere às ideias, mas é justamente aí que reside a essência positiva frente a esses posicionamentos, a troca de experiências, fonte de crescimento pessoal.
Essa “argumentação” se dá de forma espontânea. Contudo, há aquelas em que prevalece um clima de formalidade, como é o caso dos chamados debates regrados ao público, aos quais assistimos pelos meios de comunicação em massa. Os mesmos contam com a participação de um mediador que desempenha a função de organizar o tempo em relação às falas dos participantes, atribuindo o direito de réplica, entre outros.
O assunto geralmente é um tema de interesse coletivo com vistas a revelar sobre o posicionamento, sobre a ideologia de pessoas com certa influência na sociedade. Uma ocorrência típica desta modalidade é em campanhas eleitorais, mais precisamente às vésperas da eleição.
Diante disso, o importante é considerarmos que o debate nos permite expor livremente nossas ideias, como também exige estarmos aptos a respeitar as opiniões alheias. Independente do resultado, essa experiência é extremamente enriquecedora, pois debater significa modificar as pessoas e a nós mesmos. É, antes de tudo, um exercício de cidadania.
Elementos de um debate: Quais são eles e quais funções eles têm?
Os elementos-chave de um debate são a proposta (afirmação para debate), as partes (indivíduos que apóiam ou não a proposta), o discurso (mensagem para apoiar ou não a proposta, o juiz (moderador) e a decisão (tomada pelo juiz), bem como a argumentação, eixo central do conceito.
O debate é um processo através do qual as opiniões são discutidas, rebatidas, apoiadas e defendidas. Muitos definiram o debate como o jogo da argumentação, uma vez que consiste em apresentar, refutar e debater argumentos.
Elementos essenciais de um debate
1- A proposição
A proposta é a resolução que as partes devem apoiar ou refutar. Geralmente é apresentado em um dos seguintes formatos:
Tendo aceito que x , então y é verdadeiro / falso.
Se a é b e b é c , então a é b .
Que os x são y .
As propostas são sempre apresentadas em formato afirmativo, o que não significa que devam ser consideradas verdadeiras.
Um dos problemas mais comuns que surgem em torno da proposta é que as partes no debate usam argumentos que não são 100% relacionados à proposta.
2- As peças
As partes são os indivíduos ou grupos envolvidos no debate. Todo debate deve envolver pelo menos duas partes: uma a favor de uma declaração e outra contra. O trabalho das partes é convencer o juiz de que sua posição é a mais bem-sucedida.
Além disso, as partes devem estudar sua opinião em profundidade. Discutir não é tomar partido e dizer que isso é melhor. O debate inclui um processo de investigação completo pelos indivíduos participantes.
3- Os discursos
O jogo do debate gira em torno de discursos apresentados por cada uma das partes. Nesses discursos, são apresentados os argumentos que apóiam ou refutam a proposição.
Os discursos geralmente estão sujeitos ao tempo: na maioria dos debates há um limite de tempo, que regula a intervenção de cada participante. Em geral, essas intervenções não excedem dez minutos.
Como o período de intervenção é curto, as partes devem saber como apresentar seus argumentos corretamente, baseando-se na economia da linguagem e na persuasão para alcançar o efeito desejado.
4- O juiz
Em muitas ocasiões, os participantes do debate e os espectadores consideram que é dever das partes convencer a parte contrária. Essa ideia é falsa. Não é debatido para convencer o oponente, é debatido para convencer um terceiro: o juiz.
O dever das partes é apresentar seus argumentos para que possam convencer o juiz ou os juízes.
O dever do juiz é determinar qual das partes apresentou os argumentos da maneira mais eficiente, utilizando argumentos 100% relacionados à proposição. Em suma, qual partido venceu o debate.
5- A decisão
Em geral, pode-se dizer que o debate é um jogo subjetivo. Repetidamente, o perdedor sente que apresentou seus argumentos melhor que seu oponente.
Isso se deve em grande parte ao fato de que a decisão de quem ganha e quem perde depende dos juízes, que são seres humanos com idéias e opiniões preconcebidas.
De qualquer forma, o número de juízes é geralmente maior que um, de modo que a decisão do vencedor é mais ou menos imparcial.
Você pode estar interessado. Quem participa de um debate?
Elemento central do debate: o argumento
Tendo aceito que o debate é o jogo da argumentação, não se pode negar que o argumento é o elemento central do debate. Sem isso, os discursos das partes não fariam sentido, portanto os juízes não poderiam tomar uma decisão.
Todo argumento deve apresentar cinco aspectos: perspectiva, desenvolvimento, choque de idéias, refutação e defesa.
1- Perspectiva
Perspectiva é a opinião das partes no debate ao apresentar seus argumentos. Se o partido é a favor da proposição, sua perspectiva será positiva.
2- Desenvolvimento
Isso se refere à maneira pela qual as ideias que sustentam nosso ponto de vista são expostas. Não basta apresentar o argumento, por mais que seja, mas deve ser desenvolvido.
3- Choque de ideias
É o momento em que as ideias de um lado estão voltadas para as ideias do outro lado, o que constitui uma parte essencial do debate.
4- Refutação
A refutação ocorre quando uma das partes apresenta argumentos que provam que a opinião da outra parte não é válida. Estes são conhecidos como contra-argumentos.
Para refutar corretamente, a parte deve prestar muita atenção à intervenção de seu oponente. É dever da parte encontrar fraquezas, inconsistências e falhas nos argumentos da parte contrária.
5- Defesa
Contra-argumentos não podem ser ignorados pela defesa, mas devem ser respondidos. A parte cujo argumento está sendo refutado defende sua opinião por meio de argumentos que invalidam os contra-argumentos.
A refutação e a defesa são repetidas em um ciclo: as ideias são apresentadas, refutadas, defendidas e refutadas até o final do debate.
Outros elementos dos argumentos que também merecem destaque são a descrição, explicação e demonstração.
Os dois primeiros, a demonstração e a explicação, permitem que os argumentos sejam desenvolvidos com eficiência. O terceiro elemento, a demonstração, é usado quando as palavras não são suficientes para provar que a opinião de uma das partes está correta.
Tipos de Debate
Vamos falar de dois deles nesta aula:
- Debate deliberativo
Deliberar é tomar uma decisão ou resolver algo mediante uma discussão. No debate deliberativo, os participantes pensam sobre o tema, elaboram hipóteses e argumentam sobre elas, ouvem os argumentos dos outros para decidir qual a melhor decisão a ser tomada. Na escola, o debate deliberativo pode acontecer para decidir, por exemplo, sobre qual trabalho deve ser exposto no mural da escola, ou aonde ir na viagem de formatura. Então, o grupo reúne-se para negociar uma decisão.
2. Debate regrado
O debate regrado é composto por:
a) Moderador ou mediador: quem dita as regras, apresenta o tema a ser discutido, escolhe os debatedores, estipula o tempo de cada um, interrompe-os, quando necessário, coordena o debate, visto que, quando um debatedor está com dificuldades argumentativas, cabe ao mesmo passar a vez para outro debatedor com melhores argumentos. Ele também avalia os argumentos, inicia e encerra a discussão.
b) Debatedores: expõem suas ideias e tentam convencer os interlocutores, fazendo uso de argumentos, razões, explicações.
c) Audiência/público: são as pessoas que assistem ao debate, podem fazer perguntas aos debatedores, se o moderador permitir dentro das regras estabelecidas previamente. Pode, também, tomar partido sobre o tema discutido e decidir sobre a melhor exposição.
Portanto, em um debate você vai:
Discutir…
Contestar…
Polemizar…
Argumentar…
Convencer…
Persuadir…
Defender um ponto de vista…
Boas discussões e bons estudos!!
Até a próxima aula, pessoal!!
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