Língua Portuguesa 3ª série Ensino Médio

Para planejar seus estudos, é necessário conhecer os tópicos ensinados. Confira quais são os conteúdos vistos em Língua Portuguesa na 3ª série do Ensino Médio. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe eixos temáticos dentro da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o Ensino Médio, etapa na qual normalmente essa disciplina se desmembra em: Leitura e interpretação de texto, Artes corporais, Texto literário, Produção de texto, Argumentação, Norma culta da língua, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Aqui apresentaremos apenas os conteúdos de Língua Portuguesa vistos na 3ª série do EM.

Unidades temáticas estudadas em Língua Portuguesa 3ª série do ensino médio: 

1º Bimestre – Gramática 1º Bimestre – Literatura
Língua, linguagem e variedades linguísticas Quinhentismo
Fonética e Fonologia – Fonema × letra;
Classificação dos fonemas
Barroco
Encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação Arcadismo
Estrutura das palavras – Radical, vogal temática, tema, desinências, afixos e vogal/consoante de ligação Romantismo no Brasil – Primeira geração: poesia indianista
Processos de formação das palavras – Derivação, composição e outros processos Poesia romântica – Segunda e terceira gerações: poesia ultrarromântica e poesia condoreira
Substantivo I – Classificação e flexão de número;
Artigo
Prosa romântica – Romance indianista e romance regionalista
Substantivo II – Flexão de gênero e variação de grau Prosa romântica – Romance urbano e romance gótico
2º Bimestre 2º Bimestre
Adjetivo e numeral Realismo no Brasil
Pronomes – Classificação dos pronomes I: pessoais, possessivos e demonstrativos Naturalismo no Brasil
Pronomes – Classificação dos pronomes II: relativos, indefinidos e interrogativos Parnasianismo no Brasil
Colocação pronominal Simbolismo no Brasil
Concordância nominal O teatro brasileiro no século XIX
Verbos I – Classificação e flexão em número e pessoa;
Modos, tempos, vozes, formas nominais e locuções
Pré-Modernismo
Verbos II – Tempos primitivos e derivados, correlação entre modos e tempos verbais e uniformidade de tratamento As vanguardas europeias – Contexto histórico e artístico
3º Bimestre 3º Bimestre
Verbos III – Tempos compostos, verbos primitivos e derivados e conjugação de verbos irregulares A Semana de Arte Moderna e a primeira fase do Modernismo
Advérbio, palavras denotativas e preposição Segunda fase do Modernismo (Geração de 30) – Prosa I: José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz e José Lins do Rego
Frase, oração e período;
Termos essenciais da oração I – Sujeito
Segunda fase do Modernismo (Geração de 30) – Prosa II: Graciliano Ramos, Erico Verissimo e Jorge Amado
Transitividade verbal e nominal e verbos de ligação Segunda fase do Modernismo (Geração de 30) – Poesia I: Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes
Termos essenciais da oração II – Predicado e predicativo Segunda fase do Modernismo (Geração de 30) – Poesia II: Jorge de Lima, Murilo Mendes e Cecília Meireles
Concordância verbal – Regra geral e casos especiais I Terceira fase do Modernismo (Geração de 45) – Prosa: Clarice Lispector e João Guimarães Rosa
4º Bimestre 4º Bimestre
Regência e crase Terceira fase do Modernismo (Geração de 45) – Poesia: João Cabral de Melo Neto e outros poetas
Termos acessórios da oração – Adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo Novas vanguardas – Concretismo, Neoconcretismo, poesia-práxis e poema-processo
Conjunções coordenativas e período composto por coordenação Tropicalismo, poesia marginal, poesia engajada e poesia contemporânea
Conjunções subordinativas I e período composto por subordinação I – Orações subordinadas substantivas O teatro moderno e o teatro contemporâneo
Conjunções subordinativas II e período composto por subordinação II – Orações subordinadas adjetivas e adverbiais A crônica moderna e a crônica contemporânea

Mapa mental dos conteúdos de Língua Portuguesa da 3ª Série do Ensino Médio

Sabendo os conteúdos trabalhados na 3ª série do EM, fica muito mais fácil organizar seus estudos e acompanhar as aulas de seu(sua) professor(a)! É importante não deixar esses conteúdos se acumularem, portanto o estudo individual e frequente é imprescindível.

Esses são os conteúdos vistos na 3ª série do Ensino Médio, de acordo com o documento oficial da BNCC do MEC (2018) e de acordo com o Currículo em Movimento da Educação Básica (2014) elaborado pela Secretaria de Educação do Distrito FederalOs conteúdos de Língua Portuguesa podem variar em ordem, profundidade e mesmo em conteúdo, a depender das necessidades escolares, culturais e regionais.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *