História 2ª série Ensino Médio

Para que você possa estudar de maneira mais eficiente é preciso que você conheça em detalhes todos s tópicos que são exigidos pela Base Nacional Comum Curricular do 2 ano do Ensino Médio na disciplina de História. A mesma propõe a divisão temática de trabalho, poder e cultura.

Atualmente as Ciências Humanas foram desmembradas em disciplinas como História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Vamos apresentar nesse post os conteúdos direcionados para o 2 ano de Ensino Médio. Apesar de não reproduzir nenhuma unidade da Base Nacional Comum Curricular, mas vamos fazer a discussão dos tópicos que são importantes para o papel da História na sociedade, algo que se faz fundamental.


Participe do Grupo de Estudos de História 2ª série Ensino Médio


Mercantilismo e colonização: Formação dos Estados Nacionais, Política econômica do Estado Moderno, as Grandes Navegações, Colonialismo (domínio das metrópoles sobre as colônias), a decisão de ocupar as terras descobertas.

Estado e religião: Capitanias Hereditárias (início da administração das Colônias), Governo-Geral (uma tentativa de centralização da Administração Colonial), Falhas na Administração Colonial (descentralização do Poder no governo), Padroado (Vínculos entre Igreja Católica e os agentes de poder da Coroa).

Sociedade baseada na exploração da produção do açúcar: Açúcar (implantação de um negócio lucrativo), Engenhos de açúcar (núcleo econômico e social), Mercado interno da colônia (pecuária e culturas de subsistência das mais variadas), Mão de obra (Escravidão africana no Brasil).

Escravidão e movimentos de Resistência à escravidão: Tráfico negreiro (o lucrativo negócio de vidas humanas), Povos africanos e suas condições de vida no Brasil Colônia, Formas de resistência dos povos africanos quanto ao trabalho escravo.

Holandeses no Brasil: União Ibérica (aliança através do Matrimônio das Coroas Espanhola e Portuguesa), Invasões Holandesas em busca da dominação do mercado de açúcar, Portugal pós 1640 (Fim da União Ibérica).

Expansão Territorial: A marcha da colonização, Expedições militares (expansão patrocinada pela Coroa), Bandeiras (expansão voltada à captura de indígenas e patrocinada por particulares), Ordem dos Jesuítas no Brasil (fundação de aldeamentos no interior do Brasil), Pecuária (povoamento do sertão e da região Sul), Tratado de Tordesilhas (e outros Tratados e acordos internacionais sobre o território colonial).

Sociedade mineradora: Ouro (sonho da Coroa Portuguesa), administração das minas de ouro, desenvolvimento da vida urbana em Minas Gerais, o declínio da produção aurífera.

Antigo Regime e Iluminismo: Sociedade e política na Europa Moderna, Iluminismo (busca da razão como forma de liberdade), Pensadores iluministas, Déspotas esclarecidos (Absolutismo e algumas reformas sociais).

Inglaterra e Revolução Industrial: Revolução Inglesa (do Absolutismo à monarquia parlamentar), Revolução Industrial (da produção artesanal à produção nas fábricas), a nova sociedade urbana e industrializada.

Formação dos Estados Unidos: 13 colônias (ocupação inglesa na América do Norte), Emancipação (Nascimento dos Estados Unidos).

Revolução Francesa e Era Napoleônica: Crise do Antigo Regime, Revolução Francesa, Era Napoleônica, Congresso de Viena.

Independências das Colônias da América Latina: Crise colonial, Lutas pela Independência.

Independência do Brasil: crise colonial, rebeliões coloniais, vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, Ruptura com a Corte Portuguesa.

Primeiro Reinado: O novo país, Primeira Constituição, Confederação do Equador, a conjuntura do final do Primeiro Reinado.

Período das Regências: cenário político, Período Regencial, Revoltas do Período Regencial.

Segundo Reinado: Política interna, Revolta Praieira (Revolta liberal pernambucana, o impacto das transformações econômicas.

Crise do Império: Conflitos internacionais no Segundo Reinado, Movimento Abolicionista, Queda da Monarquia e instauração da Instituição da República.

Europa no século XIX: Nacionalismo, liberalismo, socialismo e anarquismo. Revoltas liberais na França, A Formação do Estado italiano, Unificação da Alemanha (formação de uma nova potência econômica

Imperialismo na África e na Ásia: Avanço do Capitalismo (surgimento de grandes potências), Neocolonialismo (Partilha do Mundo entre as grandes potências), África e Ásia (dominação neocolonialista em ambos os continentes).

América no século XIX: O Desenvolvimento dos Estados Unidos, América Latina (elementos históricos), Imperialismo (dominação da América Latina pelos Estados Unidos).

Participe do Fórum de Dúvidas

Ou ajude a responder

Quer baixar as listas e conferir a correção dos exercícios em texto?

Assine a AZUP e aproveite nossos conteúdos e benefícios exclusivos.