História 1ª série Ensino Médio


Participe do Grupo de Estudos de História 1ª série Ensino Médio


Conteúdos de História 1 Ano do Ensino Médio

No presente artigo vamos listar os Conteúdos do 1 Ano de História do Ensino Médio para as aulas da Disciplina de História do 1 Ano de História do Ensino Médio para o ano letivo de 2020.

Os assuntos listados abaixo sobre História, que são abordados em geral no 1 ano da disciplina de História no Ensino Médio da maioria das instituições de Ensino ao redor do Brasil. Tendo em mente quais os conteúdos exigidos em cada série do Ensino Médio, o planejamento para os estudos de qualquer disciplina passam a ser mais eficientes.

A Base Nacional Curricular Comum que regula todo o ensino das escolas públicas ao redor do país, desmembra as disciplinas que antes pertenciam ao bloco das Ciências Sociais, entre elas História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Onde são discutidos grandes temáticas: sociedade, trabalho e política em todos os tópicos.

Pré-História: Construindo a História, O que é História? Conceito de História, História e a experiência, os Sujeitos Históricos, as durações do tempo histórico, a linha do tempo, as Fontes históricas, a História e as Ciências Humanas.

A Origem do Ser Humano: A evolução do Ser Humano, Período Paleolítico (a produção de ferramentas, o domínio do fogo, da África para os outros continentes, caça e coleta, especialização e divisão do trabalho, arte no Paleolítico, pensamento simbólico e linguagem) e o Período Neolítico (Cotidiano no Neolítico e o desenvolvimento de organizações sociais)

O Oriente Médio na Antiguidade:

A civilização Mesopotâmica: a sociedade, as atividades econômicas, as práticas religiosas, a escrita cuneiforme.

Os Fenícios: cidades Fenícias, as trocas culturais e o alfabeto fenício.

Os Persas: A formação do Império Persa, a rede de estradas e correios Persa e o declínio do Império.

Os Hebreusos Hebreus no Egito, o Êxodo, o Reino de Israel, o Estado hebraico dividido, as dominações estrangeiras (macedônica e romana), resistência e dispersão do povo Hebreu.

Povos antigos da África: Os antigos egípcios; a sociedade egípcia; a religião dos egípcios (mumificação dos corpos), as pirâmides, a vida ao redor do Rio Nilo, o Império Cuxe e o Reino de Axum.

Povos antigos da Ásia: As civilizações da Ásia, a civilização Hindu (sistemas de castas), o Budismo, a China Antiga, o Império Han, a Rota da Seda e o fim do Império Han.

Grécia AntigaO mundo Helênico, Esparta (militarismo), Atenas (democracia), Filosofia e Ciência na Grécia Antiga, os Jogos Olímpicos, a Guerra do Peloponeso, o Império Macedônico.

Os Romanos: A Península Itálica, o Período Monárquico, a República em Roma, as Guerras de Conquista, o Alto Império, a Cidade de Roma, a Crise do Império Romano, a sociedade romana e sua cultura.

O Islã: o Nascimento do Islã, a Expansão Muçulmana, os Muçulmanos na Península Ibérica, a Cultura Islâmica.

Idade Médiaos Povos Germânicos, os Reinos Germânicos (o Reino Franco, o Império Carolíngio e a crise do Império Carolíngio), a Sociedade Feudal (os oratores, bellatores, os laboratores e o feudo), o Sacro Império Romano Germânico, a Igreja Católica, as Cruzadas, as cidades da Europa medieval, as primeiras Universidades, a Reconquista da Península Ibérica, a Peste Negra.

O Renascimento Italiano: contexto histórico, divergências com a Igreja Católica, o Renascimento, a Arte Renascentista, as cidades italianas.

Reforma Protestante: Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo.

Os povos da América: as Sociedades Meso-americanas (os Maias, os Astecas, os Incas), os povos indígenas do Brasil.

Participe do Fórum de Dúvidas

Ou ajude a responder

Quer baixar as listas e conferir a correção dos exercícios em texto?

Assine a AZUP e aproveite nossos conteúdos e benefícios exclusivos.