Física 1ª série Ensino Médio

Quer baixar as listas e conferir a correção dos exercícios em texto?

Assine a AZUP e aproveite nossos conteúdos e benefícios exclusivos.

Para planejar seus estudos, é necessário conhecer os tópicos ensinados. Confira quais são os conteúdos vistos em Física na 1ª série do Ensino Médio.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe eixos temáticos dentro da área de Ciências da Natureza para o Ensino Médio, etapa na qual normalmente essa disciplina se desmembra em Biologia, Física e Química. Aqui apresentaremos apenas os conteúdos de Física vistos na 1ª série do Ensino Médio.

Unidades temáticas estudadas em física 1ª série do ensino médio:

  • Introdução ao estudo da Física
  • Cinemática
  • Dinâmica
  • Gravitação
  • Estática

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FÍSICAPrincipais conceitos/ Importância do estudo.

CINEMÁTICAMovimento e Repouso/ Velocidade escalar e ultrapassagem/ Movimento Uniforme / Movimento Uniformente variado / Lançamento vertical para cima / Queda livre / Vetores / Lançamento oblíquo / Lançamento horizontal / Composição do Movimento / Cinemática vetorial / Movimento Circular.

DINÂMICALeis de Newton / Forças tração, normal e peso/ Força elástica / Força de atrito / Trabalho e energia / Impulso e quantidade de movimento.

GRAVITAÇÃOLei de Kepler / Lei de gravitação Universal / Satélite em órbitas circulares / Velocidade de escape / Aceleração da gravidade.

ESTÁTICAEstática de um ponto material/ Corpo extenso (centro de massa e equilíbrio)/ Estática do corpo extenso (máquinas simples).

Física 1ª série Ensino Médio 1
Mapa mental dos conteúdos de Física da 1ª Série do Ensino Médio

É muito mais fácil entender o conteúdo da primeira série do EM, organizar a aprendizagem e seguir as lições do professor! É importante não deixar esse conteúdo acumular, para que o aprendizado pessoal e regular seja essencial.

Esses são os conteúdos vistos na 1ª série do Ensino Médio, de acordo com o documento oficial da BNCC do MEC (2018) e de acordo com o Currículo em Movimento da Educação Básica (2014) elaborado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. Dependendo das necessidades da escola, cultura e região, o conteúdo de substâncias químicas pode variar em ordem, profundidade e até mesmo conteúdo.

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na realidade para o projeto que estou desenvolvendo será de suma importância que eu relembre de tais consseitos .