Aula 2: Mistério e Suspense em diversos Gêneros Textuais
Introdução
Suspense e mistério, assim como outros gêneros da literatura, podem causar uma verdadeira confusão na hora de definir que tipo de livro você está lendo. Vamos,então, desvendar este mistério juntos?
Suspense ou mistério?
Antes de mais nada, você conhece a definição de suspense e mistério ou continua achando que tudo é a mesma coisa? Bom, se você faz parte do segundo grupo, pode conhecer mais sobre cada um dos gêneros clicando nos links onde é mais aprofundada a explicação de cada gênero.
Porém, tendo em mente que ambos podem gerar uma certa suspeita ao longo da leitura ou mesmo uma tensão, pode-se reduzir o suspense e mistério em: descobrir o resultado final. E é justamente nessa ideia de descobrir que reside a diferença entre cada um dos gêneros.
Para ficar fácil de entender, tenha em mente a seguinte e principal diferença:
Suspense
No suspense, você tem uma ideia do que vai acontecer no final da história, mas a dúvida está em como os personagens vão reagir. Por isso, é comum que a trama central se desenvolva mais rapidamente, apresentando os fatos.
Um exemplo clássico de suspense é a obra A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón.
Mistério
Nas obras de mistério, é comum que aconteça o caminho interno, você começa conhecendo os personagens e não tem ideia de como a história vai terminar. Geralmente, as obras de mistério têm algum tipo de crime onde você descobre junto com os personagens o culpado e os motivos.
Para resumir bem esse tipo de gênero, basta ler ou conhecer qualquer uma das obras de Agatha Christie.
Leia alguns dados sobre essa autora britânica:
Agatha Christie (1890 – 1976)
- Nasceu no Reino Unido.
- Seu nome completo é Agatha Mary Clarissa Christie Mallowan.
- Atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa
- Destacou-se no subgênero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de “Rainha/Dama do Crime” (“Queen/Lady of Crime”, no original em inglês).
- Agatha Christie foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.
Agatha Christie
Uma das obras mais famosas da autora, a qual já foi adaptada para o cinema.
Para reforçar:
A literatura do mistério, também referida como novelas policiais e de ficção policial, é um tipo específico de história de suspense. As histórias de mistério começam com um crime como o conflito central e apresentam pistas e suspeitos durante toda a história para permitir uma resolução final através de uma dedução lógica. A maioria dos mistérios inclui um detetive profissional ou amador que orienta o leitor através da solução do crime. Em alguns casos, os leitores são apresentados com provas suficientes para resolver corretamente o próprio mistério; em outros, eles devem acompanhar os personagens até o final revelar no final da história. Embora seja possível que um mistério seja um trabalho de não-ficção, a maioria dos mistérios literários são fictícios.
O romance de mistério moderno tem suas raízes mais antigas em baladas e bordos, detalhando os terríveis crimes de yeomen e seus vizinhos, nobres e seus rivais. A história do detetive como a conhecemos hoje, no entanto, se originou na década de 1840 com as histórias de Auguste Dupin de Edgar Allan Poe. Sua fórmula de um crime, seguido de investigações intelectuais e uma solução lógica, tornou-se o padrão para a ficção policial que persiste até hoje. A ficção gótica anterior explorara os reinos do suspense e do horror, mas geralmente atribuía eventos misteriosos a meios sobrenaturais ou improváveis. Seguindo Poe, escritores misteriosos como Wilkie Collins ( The Moonstone ) e Sir Arthur Conan Doyle (a série Sherlock Holmes ) solidificaram a nova fórmula e efetivamente fizeram literatura misteriosa sinônimo de ficção criminal. Eles combateram os elementos sobrenaturais de novelas românticas de suspense, com ênfase em evidências científicas e detalhes forenses, destacando o papel das pegadas, impressões digitais, resíduo químico, sujeira e cinzas ao traçar seus criminosos.
Quanto ao suspense, este prende a atenção porque tudo o que acontece posteriormente na trama está diretamente relacionado com o que se apresenta anteriormente, isto é, diante de um assassinato o esperado é a sua resolução, mas para entender o desfecho, é necessário retomar os fios iniciais que antecedem ao crime, mas que só são revelados a posteriori.
As obras de suspense são aquelas que provocam a hesitação da respiração do leitor/público uma vez que seu enredo é estruturado a partir de cortes repentinos, provocadores do susto. O inesperado e a surpresa são os elementos que atestam a razão de ser do gênero, afinal, não há como estabelecer o suspense com situações esperadas ou que já foram reveladas.
É importante destacar que as técnicas narrativas do suspense e do mistério podem ser encontradas em diversos gêneros textuais, tais como, narrativas de assombração, contos, romances e até crônicas.
A curiosidade humana é a engrenagem principal para que livros, filmes, peças e séries de suspense sejam tão populares. Desvendar enigmas ou solucionar casos, sempre desafia o imaginário e desperta interesse. Não à toa, muitos dos demais gêneros como o terror, o horror e as grandes sagas, comumente lançam mão dos artifícios do suspense.
Esperar pelo inesperado é muito interessante para a construção literária, pois permite que os escritores estendam a narrativa, adiem o contar por meio de estratégias artísticas que pode ser um detalhamento maior da cena, a fim de realizar um rompimento abrupto do fio narrativo, e instaurar, a partir daí, a suspensão da história.
Convidamos você a se aventurar, a partir das próximas aulas, neste universo inesperado e instigante da literatura de suspense e de mistério!!
Boas leituras e bons estudos!!
Gostei da aula, não sabia a diferença entre o gênero de suspense mistério