7 melhores Sites e Blogs de Matemática

Se você chegou até aqui, pode ter se perguntado: Qual é o melhor site de matematica para estudar? Ou, qual é o melhor blog de matematica?

Veja também:

site de matematica

 

eBook

Caso ainda não tenha baixado, conheça nosso livro digital com os primeiros passos para você aprender matemática. Ele vai te ajudar a se organizar e saber como estudar matemática online de forma simples e objetiva.

ebook-7-dicas-para-estudar-matematica-200Livro: 7 dicas para estudar matemática
Autor: Marcelo Ferbat
Matemáticazup -Versão 1.0 – 2016

Veja também: Tudo sobre Matematica basica

Agora, vamos às listas:

Site de matematica

Abaixo temos a lista de 7 sites para estudar e aprender matemática com conteúdos pagos e gratuitos, são eles:

  1. Só Matemática
  2. Khan Academy
  3. Prof Cardy
  4. Calcule Mais
  5. Matematiquês
  6. Matemática Zup
  7. Prof Ferretto

Blogs de matematica

Abaixo temos a lista de 7 blogs para estudar e aprender matemática, são eles:

Bom, a palavra “melhor” é um termo muito relativo uma vez que para definir como melhor você deve comparar várias coisas e escolher a que melhor representa as suas expectativas. E para isso, você define um conjunto de características que você espera que sejam satisfeitas. Mas de repente, o que pode ser bom para mim, pode não ser bom para você.

Desta forma, defini alguns critérios objetivos para selecionar o:

Melhor site de matematica” levou em consideração:

  • Número de visitas mensais.

Melhor blog de matematica” levou em consideração:

  1. Ser um blog de matemática;
  2. Frequência e atualização das postagens;
  3. Qualidade e originalidade do conteúdo;
  4. Interação com os leitores;
  5. Boa navegabilidade.

Definido esses critérios, pesquisei vários blogs e site de matematica e selecionei 7 sites e 7 blogs para aprender matemática. Existem muitos e ótimos sites e blogs de matemática, entretanto, alguns já estão a um bom tempo desatualizados, não oferecendo interação com os leitores e, dessa forma,  acabaram ficando de fora da lista.

Quer baixar as listas de exercícios?

Assine a Azup e aproveite nossos conteúdos exclusivos!

(Ajude-nos a criar nosso App)

Descrição dos blogs:

7 melhores Sites e Blogs de Matemática 1Cálculo Básico

Descrição: Site de matematica com muitos vídeos e material voltado para concursos . Desenvolvido pelo graduando em Matemática Thieres Machado. Lá você irá encontrar diversas provas de concursos resolvidas, listas de exercícios com gabarito ou resolvidas além de aulas sobre os principais assuntos para concursos dentro da Matemática.

7 melhores Sites e Blogs de Matemática 2Espaço aprendente

Descrição: Um site de matematica sobre educação infantil feito com muito carinho pela professora e psicopedagoga Giane Fiorenzano. Nele, você encontrará artigos sobre autismo, discalculia, dislexia, assim como, atividades de matemática do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Veja também: Tudo sobre Matematica basica

7 melhores Sites e Blogs de Matemática 3Ideia Criativa

Descrição: Ideia Criativa é um site de matematica que oferece suporte, projetos pedagógicos, atividades, soluções e dicas para Educação Infantil e Fundamental 1. Desenvolvido com muito carinho pela professora Gi Barbosa.

7 melhores Sites e Blogs de Matemática 4Prof. Edigley Alexandre

Descrição: Site de matematica que trata da utilização de tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional. Desenvolvido pelo professor Edigley Alexandre. Ele aborda a utilização de softwares e aplicativos como forma de ajudar na formação de conceitos matemáticos para melhorar a aprendizagem do aluno e prestar auxílio para os professores.

7 melhores Sites e Blogs de Matemática 5O baricentro da mente

Descrição: Site de matematica com um grande acervo de artigos sobre física e matemática. Desenvolvido pelo professor e técnico em Eletrônica Kléber Kilhian. Ele aborda a aplicação da matemática e física, assim como trata de assuntos de análise, astronomia, construções geométricas, cálculo e suas demonstrações.

Veja também: Tudo sobre Matematica basica

tics-na-matematicaTics na matemática

Descrição: O site de matematica tem a intenção de registrar e compartilhar experiências sobre o uso de tecnologias na educação para professores e alunos. Desenvolvido pelo professor, psicopedagogo e especialista em mídias na educação Charles Bastos. Ele apresenta várias aplicações de matemática e física com o uso de planilhas do excel.

vivendo-entre-simbolosVivendo entre símbolos

Descrição: O site de matematica aborda todos os assuntos que tenham alguma relação com a matemática, seja de maneira direta ou indireta. Desenvolvido pelo universitário Romirys Cavalcante. Lá você encontra bons artigos para aprender a disciplina de cálculo I.

O objetivo desse artigo é compartilhar alguns bons trabalhos de site de matematica que vêm sendo desenvolvido na blogosfera por profissionais comprometidos, que se dedicam, além do seu horário de trabalho tradicional, para difundir essa estupenda ciência que é a matemática.

Veja também: Tudo sobre Matematica basica

Então, o que achou dessa lista site de matematica, deixe sua opinião nos comentários, conversamos por lá.

Se gostou desse artigo, curta e compartilhe clicando nesses botões aqui embaixo.

Aprenda matematica de forma simples e objetiva!

Aprenda todos os conteúdos escolares praticando exercícios e conquistando desafios gamificados​

Veja também

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá Marcelo!

    Que bom saber que você listou o TICs Na Matemática entre outros blogs/sites muito bons!
    É sempre bom perceber que há quem se interessa pelo nosso trabalho. Obrigado por divulgar!

    1. Olá Charles! Obrigado pelo seu retorno. Conheci o seu blog TICs na Matemática após escrever um artigo como convidado do blog do Prof Edigley Alexandre sobre jogos de matemática. Parabéns pelo trabalho que você vem desenvolvendo ao utilizar TICs para o ensino e aprendizado da matemática, abraço.

      1. O Edigley é um cara “ba-ca-na”… Meu blog está como você conheceu graças a ele; No meio deste ano recebi toda uma atualização do blog, dicas de como organizar postagens e tudo mais.

        Seu blog participa da UBM (União dos Blogs de Matemática)? Ele está em manutenção e esta semana retorna com atualizações… Se você não conhece, convido-o a conhecê-lo a partir do dia 1º e a participar conosco!

        Caso tenha algo a sugerir, comentar ou queira participar de alguma postagem no TICs na Matemática, fique a vontade. Obrigado novamente pela presença do blog nesta sua postagem.

        1. Charles, quando estava fazendo a pesquisa para escrever essa postagem, acabei conhecendo o UBM, mas achei que ele estivesse desativado, então deixei de lado.
          Obrigado pelo convite, quero participar sim. Após o período de festividades de passagem de ano, entrarei em contato para darmos continuidade nesse “bate bola”,abraço.

  2. Olá, Marcelo!

    Fico feliz em estar nesta lista, mesmo que o foco do meu blog seja o aprendizado direto de Matemática, com aulas e tudo mais.

    Divulgar nossas experiências e novas práticas de ensino é o mínimo que podemos fazer para divulgar as nossas percepções sobre a Matemática, Educação Matemática e o Ensino de Matemática em diferentes contextos.

    Esta lista também dá a oportunidade de conhecer outros projetos.

    Obrigado! Um abraço!

    1. Olá Edigley! Primeiramente, muito obrigado por me dar a oportunidade de publicar um artigo no blog Prof Edigley Alexandre. Por isso, tive um contato maior com a blogosfera e pude ver que a rede de blogs de matemática tem excelentes trabalhos sendo realizado.

      Além disso, o grupo Educação matemática e Tecnologias Informáticas que você coordena no LinkedIn tem sido uma ótimo lugar para a troca de experiência, estudos e entendimento da realidade da educação brasileira.

      É verdade, ao pesquisar e escrever essa lista pude conhecer outros projetos sobre matemática, abraço.

  3. Olá Marcelo!

    É gratificante saber que meu blog (Vivendo entre Símbolos) foi mencionado nesta lista de blogs para aprender matemática. Conheci seu site por meio do blog do Prof. Edigley Alexandre e favoritei na hora. Muitos conteúdos bons e com várias ferramentas para serem aplicadas dentro e fora da sala de aula, como por meio dos jogos por exemplo que você divulga em seu site.

    A propósito, não é de estranhar que todos os blogs e sites citados sejam conhecidos, realmente são os melhores que já vi até o presente momento. Além de grandes blogueiros são ótimas pessoas e verdadeiros amigos…

    Sucesso com seu blog… Até a próxima!!

    Romirys Cavalcante

    1. Olá Romirys! Obrigado pelo seu retorno. Conheci o seu blog Vivendo entre Símbolos por meio do blog TICs na Matemática do Charles e gostei bastante dos seus artigos e dicas para aprender Cálculo I. Sem dúvidas, a disciplina de Cálculo I é o bicho papão dos universitários e suas dicas são muito úteis para facilitar e tornar o aprendizado menos penoso.

      Concordo com você, atualmente essa lista representa grandes blogueiros e excelentes profissionais. Muito obrigado, abraço.

  4. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93–abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA – ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 – 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I – MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    http://www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, http://www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

    NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, http://www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15

  5. Marcelo Ferbat só cria blog da hora é fácil acessar a gente encontra tudo mais rápido e é da forma q a gente procura rapace adivinhar o q estamos procurando, recomendo para todos estou aprendendo bem com ele, pois na hora q preciso tirar duvida ou não sei resolver com os materiais tirando duvida a passo a passo aprendemos muito melhor, obrigada pensar na gente.

    1. Olá Zeza, muito obrigado pelo seu retorno e elogio. Fico muito grato com isso e me ajuda muito em saber que estou no caminho certo e me estimula a continuar o trabalho. Um forte abraço!

  6. Opa Marcelo Ferbat, como vai?

    Aqui é o Thieres Machado,esse comentário é para agradecer gentilmente a sua indicação do Cálculo Básico. Desejo sucesso com o Matemática Zup para que mais e mais pessoas tenham condições de aprender Matemática de forma eficiente e eficaz. Forte Abraço!

    1. Olá Thieres, muito obrigado! Parabéns pelo trabalho desenvolvido com o Cálculo Básico. Toda contribuição para melhoria da educação brasileira é válido. Sucesso!

  7. Bom dia!

    Quero deixar a humilde sugestão de um blog que ainda está em construção e cuja equipa de autores me tem como um orgulhoso membro. O nosso objectivo é divulgarmos de maneira grátis conteúdo académico de alta qualidade para que alunos do mundo lusófono possam ter apoio nos seus estudos sem se preocuparem com grandes custos: https://lusoacademia.wordpress.com/

    O comentário de todos é bem vindo pois queremos melhorar o nosso trabalho.

    Cumps

  8. Olá! Me chamo Jonathan Malavolta (nome civil) mas também sou conhecido por meu nome artístico, Hamelin. Trabalho como artista desde meus 5 anos (como escritor) e recentemente abri um blogspot para dar vazão a meu trabalho literário (artistahamelin.blogspot.com), muito embora ele não trate de matemática; também tenho um blog pessoal, mais antigo um pouquinho (terrapangeia.blogspot.com). Sou professor de formação (Magistério em concomitância com o Colegial e Letras: Português e Inglês) e, muito embora não exerça a profissão, me considero um indivíduo preocupado com a educação brasileira (tanto escolas públicas quanto privadas). Me considero autodidata desde que me entendo por gente, sendo que Matemática, Química, Física e Biologia (Ciências de modo geral) estão em primeiro lugar entre os estudos que faço por conta própria. Já conhecia seu site e outros 2 dessa lista (Só Matemática acompanho desde fevereiro de 2008, sempre o tive em alta consideração, e em 2018 conheci o Khan Academy, muito bom também), muito obrigado por me possibilitar conhecer outros sites – e também blogs – sobre o assunto. Já estudei o curso de Introdução ao Cálculo da Khan Academy e pretendo dar continuidade nesse estudo, uma vez que atualmente sou aluno do SENAI-SP (Técnico em Eletroeletrônica, e a Matemática é uma “mão na roda”) devido à Eletrônica (penso ainda em ter minha própria oficina), e cursos de Cálculo (I, II, III, …) ajudam bastante no desenvolvimento de novos projetos. Encontrei em sua postagem bons locais que me auxiliarão bastante nisso. Bom, é isso! Sucesso com seu blog e desejo que sua mente esteja sempre fértil e repleta de conteúdo para publicar aqui. Grande abraço!

    Observação: Além de artista, trabalho também como enxadrista (ainda buscando torneios nos quais possa tomar parte; minha região, Oeste Paulista, dá pouco valor para isso, e não sei se algum rincão brasileiro valoriza esse esporte admirável).

  9. As atividades para educação infantil,tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento Global