Voltar para Curso

Português 7º ano

0% Completo
0/0 Etapas
  1. Módulo I- Estudo de Gêneros textuais
    14 Aulas
    |
    14 Exercícios
Módulo 1, Aula 12

Aula 12- Criação de artigos jornalísticos ( anúncios e classificados)

Progresso do Módulo
0% Completo

Aula XII- Criação de artigos jornalísticos ( anúncios e classificados) 

Aula 12- Criação de artigos jornalísticos ( anúncios e classificados) 1

Anúncio classificado 

REDAÇÃO 

A principal característica deste gênero textual é o caráter persuasivo. Muito encontrado em jornais, revistas ou sites, representam o objetivo referente às pessoas que se propõem a vender um determinado produto ou anunciar algo. 
 
Vejamos a seguir alguns exemplos que retratam esta modalidade: 

Lago das Brisas 
 
Vende-se uma exuberante residência com 2.000 mts quadrados, excelente localização, repleta de puro verde. A mesma possui quatro quartos sendo todos com suíte, lavabo, completa área de lazer com churrasqueira. 
 
Interessados tratar pelo fone: XXX 
 
 
Atenção colecionadores de carros antigos! 
 
Venham participam de um mega evento que acontecerá entre os dias 10 e 15 de outubro no centro empresarial Martins Pena. 
Não percam, pois será o melhor acontecimento de todos os tempos! 
O evento contará com a participação de modelos que vão do rústico ao exuberante. 
 
As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 através do telefone: XXX 
 

Perceberam a intencionalidade discursiva presente na linguagem? 
 
Quanto à nomenclatura, recebem o nome de classificados porque são separados por categorias em se tratando dos meios de comunicação de uma forma geral. 
 
Tais categorias representam o perfil de compra, venda, aluguel, entre outros. Existem também as seções nas quais se oferecem vagas de serviços, e profissionais que se dispõem a prestar um determinado tipo de serviço, de acordo com a sua competência. 

Por tratar-se de um texto conciso, sua estrutura perfaz-se dos seguintes itens: 
 
* Título – Deverá ser chamativo, claro e objetivo. 
 
* Corpo do anúncio – A prioridade desta parte é retratar as características do produto anunciado. 
 
* Meio de contato – É o canal estabelecido entre os interlocutores, sendo que o anunciante poderá ou não se identificar. 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.