Falar em tipos e gêneros textuais é um assunto que costuma confundir muita gente! Mas estou aqui para tirar de vez essa dúvida: o que é TIPO TEXTUAL e o que é GÊNERO TEXTUAL? Qual é a diferença entre essas duas categorias?
Antes de mais nada, vamos começar definindo o que é TEXTO!
Texto é uma produção, que pode ser verbal ou não verbal, constituída de algum código, com o objetivo de comunicar algo, em algum momento e em algum espaço. É uma definição ampla, pois o texto pode se dar em diversos formatos! Por exemplo, uma placa de trânsito é um texto, uma fotografia, um filme, uma placa dizendo “não fume”, um gesto, um sorriso, um olhar, tudo isso pode ser entendido como texto.
O tempo todo, estamos interpretando, “lendo” as coisas ao nosso redor, é como se o mundo fosse constituído por textos!
Dessa forma, o texto pode ser:
VERBAL: que é o texto escrito ou falado, que se utiliza de palavra para se materializar.
NÃO-VERBAL: que é o texto que não faz uso de palavras, mas tem um significado completo em sua leitura, a imagem em si basta para que esse texto tenha sentido.
Os textos também podem ter uma LINGUAGEM MISTA, quando faz uso tanto da linguagem verbal, quanto da linguagem não-verbal, e precisa das duas para ter algum sentido, como é o caso das histórias em quadrinhos, tirinhas, alguns cartoons, etc.
Agora, vamos entender o que é o TIPO TEXTUAL!
O tipo textual se refere à estrutura do texto, aos elementos que eles apresentam e também aos objetivos comunicativos de cada um. É como se fosse a forminha do texto.
Os principais tipos textuais são:
Narrativo: Tem por objetivo narrar os fatos, apresenta como elementos personagens, tempo, espaço, narrador, etc.
Descritivo: tem por objetivo descrever fatos, situações, objetos, de forma que o leitor passa visualizar o que está sendo descrito.
Dissertativo: tem por objetivo apresentar um determinado tema ou assunto, posicionando-se sobre ele, baseado em uma argumentação consistente, com avaliações, justificativas, conceitos e exemplos.
Expositivo: Tem por objetivo fazer uma exposição de ideias de diferentes áreas sobre um determinado assunto.
Injuntivo: Tem por objetivo fornecer instruções sobre determinado assunto, usa-se o verbo no imperativo, como uma ordem ou aconselhamento.
Conhecendo os TIPOS TEXTUAIS, podemos apresentar o GÊNEROS TEXTUAIS.
Mas o que são os gêneros textuais?
Essa categoria está dentro dos TIPOS TEXTUAIS. Por exemplo, dentro do tipo textual Narração, você pode produzir os seguintes gêneros textuais:
A crônica: que pode ser uma narrativa leve e curta sobre fatos do cotidiano/atualidade.
A lenda: que é uma narrativa fantasiosa, geralmente, transmitida pela tradição oral através dos tempos.
O romance: que é uma narrativa longa, com várias histórias entremeadas, vários personagens.
A novela: que é uma narrativa mais curta que o romance, com menos personagens, mas ainda assim, compõe um livro.
Dentro do Tipo textual DESCRIÇÃO, podemos produzir uma notícia, que é um texto descreve os acontecimento, destacando as principais informações.
Ainda, dentro do Tipo textual INJUNÇÃO, temos os manuais de instruções e as bulas de remédio, que são textos que nos instruem a fazer uso dos produtos comprados.
Bom dia!
Gostei muito do material disponibilizado.
muito boa a aula!!!!! parabèns!!!!exemplos muito legais e explicativos ????
Muito boa a explicação, professora.
Amei muito que explicação.
Amei!!!
Explicaçao facil de entender
Gostei muito, perfeito!