Voltar para Curso

Português 6º ano

0% Completo
0/0 Etapas
  1. VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
    1 Aula
    |
    1 Exercício
  2. UM OLHAR SOBRE O TEXTO
    1 Aula
    |
    1 Exercício
  3. A NARRAÇÃO
    6 Aulas
    |
    5 Exercícios
  4. ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS
    4 Aulas
    |
    3 Exercícios
  5. PRODUÇÃO TEXTUAL I
    4 Aulas
    |
    4 Exercícios
  6. SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
    1 Aula
    |
    1 Exercício
  7. PRODUÇÃO TEXTUAL II
    6 Aulas
    |
    5 Exercícios
  8. LETRA E FONEMA: UM POUCO DE FONÉTICA
    5 Aulas
    |
    5 Exercícios
  9. CLASSES DE PALAVRAS
    4 Aulas
    |
    4 Exercícios
  10. ORTOGRAFIA
    2 Aulas
    |
    2 Exercícios
  11. CLASSES DE PALAVRAS II
    4 Aulas
    |
    4 Exercícios
  12. SINTAXE
    1 Aula
    |
    1 Exercício
  13. PONTUAÇÃO
    1 Aula
    |
    1 Exercício
Módulo 3, Aula 3

Enredo: ordem linear (situação inicial, conflito, clímax e desfecho) e ordem não linear

Progresso do Módulo
0% Completo

Olá, caro aluno! Vamos continuar estudando a narração, nesta aula! Mas agora o nosso foco será o enredo!

Vamos entender o que é o enredo de uma narração?

enredo é a sequência de fatos que acontecem na história, são as situações vividas pelos personagens, ou as ações que elas sofrem ou fazem.

Podemos encontrar, dentre as diversas narrativas, enredos do tipo linear ou não linear.

Dizemos que um enredo é linear quando o tempo, o espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica, isto é, quando as as ações são desenvolvidas na ordem cronológica.

Assim, observa-se o começo, o meio e o fim da narrativa.

Vejamos um exemplo:

A raposa e o tucano

A raposa entendeu que devia andar debicando o tucano. Uma vez o convidou para jantar na casa dela. O tucano foi. A raposa fez mingau para o jantar e espalhou em cima de uma pedra, e o pobre tucano nada pôde comer, e até machucou muito o seu grande bico. O tucano procurou um meio de vingar-se.

Daí a tempos foi à casa da raposa e lhe disse: “Comadre, você outro dia me obsequiou tanto, dando-me aquele jantar; agora é chegada a minha vez de lhe pagar na mesma moeda: venho convidá-la para ir jantar comigo. Vamo-nos embora, que o petisco está bom.” A raposa aceitou o convite e foram-se ambos.

Ora, o tucano preparou também mingau e botou dentro de um jarro de pescoço estreito. O tucano metia o bico e quando tirava vinha-se regalando. A raposa nada comeu, lambendo apenas algum pingo que caía fora do jarro. Acabado o jantar disse: “Isto, comadre, é para você não querer-se fazer mais sabida do que os outros”.

Observe que nesta pequena história, há uma sequência de ações, em que uma dá continuidade a outra, ou seja, elas ocorrem em ordem cronológica. Ordem cronológica é o famoso tempo do relógio. Não há retorno ao passado, não há intercalações entre passado e futuro. Mas as ações seguem uma ordem que demarca claramente início, meio e fim da narrativa.

Já o enredo não linear não segue uma sequência cronológica, desenvolve-se descontinuamente, apresentando saltos, antecipações, retrospectivas, cortes e com rupturas do tempo e do espaço em que se desenvolvem as ações.


Nesse tipo de enredo, o tempo cronológico mistura-se ao psicológico, da duração das vivências dos personagens. O espaço exterior se mistura aos espaços interiores (pertencentes à memória e imaginação dos personagens)

Nesse tipo de narrativa, é preciso prestar bastante atenção, para não perder o foco e compreender a história.

Vejamos um exemplo, o filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido:

Enredo: ordem linear (situação inicial, conflito, clímax e desfecho) e ordem não linear 1

Sinopse: No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask. Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier, Magneto, Tempestade, Kitty Pryde e Wolverine, que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. Lá, ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier e Magneto para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.

Quando há essa transição dos personagens entre futuro e passado, de um espaço para outro, temos um ruptura (uma quebra) no enredo, o que caracteriza o enredo não linear!

Em filmes é muito comum utilizar-se o recurso do enredo não linear. Certamente você já viu cenas em que os personagens mergulham em suas memórias e retornam ao passado, então o passa a ser narrado já não é a narrativa em tempo presente, mas há um salto para o passado. E para o futuro, é possível? Sim! Você já deve ter visto algum filme ou desenho em que o personagem viaja no tempo, para o futuro, por exemplo!

Sempre que se mexer na linha do tempo da narrativa e ela sair da sequência cronológica das ações, o enredo será considerado não linear!

Enredo: ordem linear (situação inicial, conflito, clímax e desfecho) e ordem não linear 2

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

40 − = 32

suporte

Suporte

Quer conhecer os cursos por dentro?

Experimente grátis

Você será encaminhado para a página dos cursos.

Baixe materiais gratuitos

Leve seu ensino ou aprendizado para o próximo nível com listas de exercícios e PDFs exclusivos.

Lead Geral