Língua Portuguesa 1ª Série Ensino Médio
- O QUE É GRAMÁTICA1 Aula|1 Exercício
- VARIAÇÃO LINGUÍSTICA2 Aulas|2 Exercícios
- PALAVRAS: SONS E SÍLABAS4 Aulas|4 Exercícios
- ACENTUAÇÃO GRÁFICA1 Aula|1 Exercício
- MORFOLOGIA3 Aulas|3 Exercícios
- AS PALAVRAS SE INTER-RELACIONAM: CONCORDÂNCIA E REGÊNCIA4 Aulas|4 Exercícios
- MORFOSSINTAXE14 Aulas|14 Exercícios
- Morfossintaxe
- Substantivo – Classificação
- Substantivos e contexto
- Gênero, número e grau dos substantivos
- Morfossintaxe do substantivo
- Artigo – Classificação
- Morfossintaxe do artigo
- Emprego e funções
- Sujeito – Tipos de sujeito
- Formas de indeterminar o sujeito
- Oração sem sujeito
- Pronomes – Classificação;
- Pronomes pessoais e variação linguística
- Morfossintaxe dos pronomes
- Morfossintaxe
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Exercício de Adequação ao Uso da Linguagem – Variação Linguística de Estilo ou Registro 1ª série do EM Curso
Samantha Fernandez 16/12/2024
Resumo de Exercício
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1. Questão
1) Leia a tirinha a seguir:
A norma-padrão está vinculada à ideia de língua modelo, seguindo as regras gramaticais de acordo com o momento histórico e com a sociedade
Quanto às variantes linguísticas presentes no texto, a norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida por meio:
CorretoIncorreto - Questão 2 de 5
2. Questão
2) S.O.S Português
Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o entendimento de que a escrita é mais complexa que a fala, e seu ensino restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem sempre nos damos conta disso.
S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, nº- 231, abr. 2010 (fragmento adaptado).
O assunto tratado no fragmento é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se marcas linguísticas próprias do uso
CorretoIncorreto - Questão 3 de 5
3. Questão
3) Contudo, a divergência está no fato de existirem pessoas que possuem um grau de escolaridade mais elevado e com um poder aquisitivo maior que consideram um determinado modo de falar como o “correto”, não levando em consideração essas variações que ocorrem na língua. Porém, o senso linguístico diz que não há variação superior à outra, e isso acontece pelo “fato de no Brasil o português ser a língua da imensa maioria da população não implica automaticamente que esse português seja um bloco compacto coeso e homogêneo”. (BAGNO, 1999, p. 18)
Sobre o fragmento do texto de Marcos Bagno, podemos inferir, exceto:
CorretoIncorreto - Questão 4 de 5
4. Questão
4) Analise a tirinha a seguir.
A respeito da linguagem utilizada nesse texto, é correto afirmar:
CorretoIncorreto - Questão 5 de 5
5. Questão
5) Leia o texto a seguir e responda a questão.
Considerando a variedade linguística utilizada pela personagem do texto, analise as afirmativas a seguir, empregando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Em “Eu, uma mulher assim fornida que nem o seu poliça tá vendo […]” (linha 8) e em “Ele tava com a boquinha aberta […]” (linha 13), há o uso da forma reduzida do verbo estar, que é frequentemente encontrada na fala de pessoas com maior ou menor grau de escolaridade.
( ) No texto, há diversas construções sem as marcas de concordância nominal de número,principalmente, mas de gênero também. A ausência de concordância nominal e verbal na fala de pessoas de alto grau de escolaridade são passíveis de sofrer preconceito linguístico.
( ) A variedade linguística explorada no texto é característica da variação diacrônica, que representa a variação no tempo, exemplificada pela expressão “Minha Nossa Senhora do Bom Parto!” (linha 2).
A sequência CORRETA de afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F), de cima para baixo, é:
CorretoIncorreto