História 1ª Série Ensino Médio
Exercícios
- Exercício de A Rota da Seda 1ª série do EM Curso
- Exercício de Construindo a História 1ª série do EM Curso
- Exercício de História e a experiência 1ª série do EM Curso
- Exercício de Os Sujeitos Históricos 1ª série do EM Curso
- Exercício de A História e as Ciências Humanas 1ª série do EM Curso
- Exercício de A evolução do Ser Humano 1ª série do EM Curso
- Exercício de Período Paleolítico 1ª série do EM Curso
- Exercício de A produção de ferramentas 1ª série do EM Curso
- Exercício de O domínio do fogo 1ª série do EM Curso
- Exercício de Caça e coleta 1ª série do EM Curso
- Exercício de Especialização e divisão do trabalho 1ª série do EM Curso
- Exercício de Arte no Paleolítico 1ª série do EM Curso
- Exercício de Pensamento simbólico 1ª série do EM Curso
- Exercício de Linguagem 1ª série do EM Curso
- Exercício de Período Neolítico 1ª série do EM Curso
- Exercício de Cotidiano no Neolítico 1ª série do EM Curso
- Exercício de Desenvolvimento de organizações sociais 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Oriente Médio na Antiguidade 1ª série do EM Curso
- Exercício de A sociedade 1ª série do EM Curso
- Exercício de As Atividades Econômicas 1ª série do EM Curso
- Exercício de As Práticas Religiosas 1ª série do EM Curso
- Exercício de Escrita Cuneiforme 1ª série do EM Curso
- Exercício de Cidades Fenícias 1ª série do EM Curso
- Exercício de As Trocas Culturas 1ª série do EM Curso
- Exercício de Alfabeto Fenício 1ª série do EM Curso
- Exercício de A formação do Império Persa 1ª série do EM Curso
- Exercício de A rede de estradas e correios Persa 1ª série do EM Curso
- Exercício de Declínio do Império 1ª série do EM Curso
- Exercício de Os Hebreus 1ª série do EM Curso
- Exercício de Os Hebreus no Egito 1ª série do EM Curso
- Exercício de Êxodo 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Reino de Israel 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Estado hebraico dividido 1ª série do EM Curso
- Exercício de As dominações estrangeiras (macedônica e romana) 1ª série do EM Curso
- Exercício de Resistência 1ª série do EM Curso
- Exercício de Dispersão do povo Hebreu 1ª série do EM Curso
- Exercício de A religião dos egípcios (mumificação dos corpos) 1ª série do EM Curso
- Exercício de As Pirâmides 1ª série do EM Curso
- Exercício de A vida ao redor do Rio Nilo 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Império Cuxe 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Reino de Axum 1ª série do EM Curso
- Exercício de Povos antigos da Ásia 1ª série do EM Curso
- Exercício de As civilizações da Ásia 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Budismo 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Império Han 1ª série do EM Curso
- Exercício de O fim do Império Han 1ª série do EM Curso
- Exercício de O mundo Helênico 1ª série do EM Curso
- Exercício de Esparta (militarismo) 1ª série do EM Curso
- Exercício de Filosofia e Ciência na Grécia Antiga 1ª série do EM Curso
- Exercício de Os Jogos Olímpicos 1ª série do EM Curso
- Exercício de A Guerra do Peloponeso 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Império Macedônico 1ª série do EM Curso
- Exercício de A Península Itálica 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Período Monárquico 1ª série do EM Curso
- Exercício de A República em Roma 1ª série do EM Curso
- Exercício de As Guerras de Conquista 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Alto Império 1ª série do EM Curso
- Exercício de A Cidade de Roma 1ª série do EM Curso
- Exercício de A Crise do Império Romano 1ª série do EM Curso
- Exercício de A sociedade romana e sua cultura 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Islã 1ª série do EM Curso
- Exercício de Nascimento do Islã 1ª série do EM Curso
- Exercício de Expansão Muçulmana 1ª série do EM Curso
- Exercício de Muçulmanos na Península Ibérica 1ª série do EM Curso
- Exercício de Cultura Islâmica 1ª série do EM Curso
- Exercício de Reinos Germânicos 1ª série do EM Curso
- Exercício de Sacro Império Romano Germânico 1ª série do EM Curso
- Exercício de Igreja Católica 1ª série do EM Curso
- Exercício de Cruzadas 1ª série do EM Curso
- Exercício de Cidades da Europa medieval 1ª série do EM Curso
- Exercício de Primeiras Universidades 1ª série do EM Curso
- Exercício de Reconquista da Península Ibérica 1ª série do EM Curso
- Exercício de Peste Negra 1ª série do EM Curso
- Exercício de O Renascimento Italiano 1ª série do EM Curso
- Exercício de Contexto Histórico 1ª série do EM Curso
- Exercício de Divergências com a Igreja Católica 1ª série do EM Curso
- Exercício de Cidades Italianas 1ª série do EM Curso
- Exercício de Reforma Protestante 1ª série do EM Curso
- Exercício de Luteranismo 1ª série do EM Curso
- Exercício de Calvinismo 1ª série do EM Curso
- Exercício de Anglicanismo 1ª série do EM Curso
Participantes 214
Exercício de As durações do tempo histórico 1ª série do EM Curso
Jackson De Azevedo Ferreira 21/11/2024
Resumo de Exercício
0 de 5 Questões concluídos
Questões:
Em formação
Você já completou o exercício antes. Portanto, você não pode iniciá-lo novamente.
Exercício está carregando…
Você deve entrar ou se inscrever para iniciar o exercício.
Você precisa primeiro terminar os seguintes:
Resultados
Resultados
0 de 5 questões respondidas corretamente
O tempo passou
Você alcançou 0 de 0 Ponto(s), (0)
Ponto(s) ganho(s): 0 de 0, (0)
0 Redação(ões) Pendente(s) (Ponto(s) Possível(is): 0)
Pontuação média | |
Sua pontuação |
Categorias
- Não categorizado 0%
Você precisa melhorar! Você acertou menos que 70% das questões Tente novamente!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Muito bom, Você acertou mais que 70% das questões, você passou!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Parabéns! Você acertou mais que 90% das questões. Siga para os próximos exercícios!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Pos. | Nome | Data | Pontos | % |
---|---|---|---|---|
A tabela está carregando | ||||
Seja o(a) primeiro a participar! | ||||
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- Atual
- Revisar
- Respondidas
- Correto
- Incorreto
- Questão 1 de 5
1. Questão
1) Leia o texto e, a seguir, assinale a alternativa correta:
O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo. Um vapor, uma gota d’ água, é o bastante para matá-lo. Mas, quando o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que o que o mata, porque sabe que morre; e a vantagem que o universo tem sobre ele, o universo a ignora. (PASCAL, Blaise. Pensamentos, XI).
O texto do matemático e filósofo Pascal diz que o homem é nobre porque sabe que morre. “Saber que se morre”, do ponto de vista da temporalidade humana, do tempo propriamente histórico, quer dizer:
CorretoIncorreto - Questão 2 de 5
2. Questão
2) Muitos estudiosos de textos míticos e religiosos, como o romeno Mircea Eliade, assinalam que há uma diferença crucial entre o modo como a tradição clássica, greco-romana, e a tradição judaico-cristã veem o tempo humano. Essa diferença consiste no fato de que, na cultura clássica e na cultura judaico-cristã, prevalecerem, respectivamente, as concepções:
CorretoIncorreto - Questão 3 de 5
3. Questão
3) Quando Napoleão Bonaparte estava no Egito, no fim da década de 1790, durante as guerras revolucionárias, ele disse aos seus soldados, apontando com o braço às Pirâmides do Vale de Gizé: “Vejam, homens, 40 séculos vos observam”. Considerando que há um antigo provérbio egípcio que diz “Os homens temem o tempo, mas o tempo teme as pirâmides”, é correto dizer que:
CorretoIncorreto - Questão 4 de 5
4. Questão
4) Leia o texto e, a seguir, assinale a alternativa correta:
No século XIX não é mais o poder despótico dos reis que tem que ser derrubado, é essa nova instância onipotente, a força da necessidade histórica, que se levanta para determinar o curso dos acontecimentos. Contrariando a ideia humanista da Iluminação que postulava o poder glorioso da razão humana, o que anuncia a filosofia de Hegel é um novo Absoluto: do Bon Plaisir do rei ao Ukase inelutável da lei histórica – um processo imanente e irrevogável que os novos profetas procuraram interpretar e predizer como autênticos sacerdotes do mistério divino. (PENNA, José Oswaldo de Meira. O Espírito das Revoluções: da Revolução Gloriosa à Revolução Liberal. Campinas, SP: Vide Editorial, 2016. p. 161).
Levando-se em consideração os principais acontecimentos que caracterizam o século XIX, é possível dizer que Meira Penna em “derrubar a força da necessidade histórica” faz referência:
CorretoIncorreto - Questão 5 de 5
5. Questão
5) O uso do calendário facilita a vida das pessoas. Muitas vezes, contar um determinado acontecimento exige o uso de medidas de tempo tais como século, ano, mês, dia e até mesmo a hora em que o fato ocorreu. Algumas medidas de tempo muito utilizadas são:
- milênio: período de 1.000 anos;
- século: período de 100 anos;
- década: período de 10 anos;
- quinquênio: período de 5 anos;´
- triênio: período de 3 anos;
- biênio: período de 2 anos.
Isto está…
CorretoIncorreto