Progresso do Módulo
0% Completo
  • Teoria sobre a formação dos continentes

No planisfério abaixo, observe os continentes africano e americano. Você notou que a costa oeste da África se encaixa na costa leste da América do Sul como se fossem peças de um quebra-cabeça? O que isso pode significar?

Cartografia: continentes, oceanos e mares 1


Com base nessa observação, o cientista alemão Alfred Wegener iniciou seus estudos sobre os continentes em meados do século XX e criou uma teoria chamada Deriva Continental ou Deriva dos Continentes.
Segundo Wegener, há cerca de 300 milhões de anos os continentes eram agrupados e formava um único continente chamado Pangeia (do grego pan= única ou toda; géia, feminino da palavra geo= terra). Além disso, este único continente era banhado pelo único oceano: Pantalassa (do grego pan= todo; talasso= mar: portanto, “todos os mares”).
No entanto, há cerca de 200 milhões de anos, um fenômeno teria causado a separação desse único continente em duas grandes porções de terra: Laurásia e Gondwana. Diversos eventos similares a este vieram ocorrendo e modificando ainda mais a sua estrutura, até chegar a configuração atual dos continentes. Além disso, o grande oceano também se espalhou entre as novas porções de terra, formando também os atuais oceanos e mares.

Cartografia: continentes, oceanos e mares 2

Mais tarde este fenômeno que separa grandes porções de terra foram estudados mais afundo e isso pôde ser associada a uma outra teoria que mais tarde foi chamada de “teoria da tectônica de placas”.

Oceanos

A origem dos oceanos coincide com a origem do planeta Terra. No entanto, os oceanos formaram-se a partir de processos naturais que aconteceram no nosso planeta. A teoria mais aceita sobre a origem e evolução dos oceanos é que a emissão do gás das rochas, durante a formação da Terra, liberou gases suficientes para o surgimento de um efeito estufa, parte destes gases era vapor d’água que se condensava a partir de certa altitude e voltava a cair sobre a superfície como chuva.

Assim como os continentes, os oceanos também tiveram sua evolução ao longo do tempo e puderam se estabelecer onde conhecemos hoje.

Cartografia: continentes, oceanos e mares 3

Oceanos do mundo características:

  • Oceano Pacífico: É o maior em extensão do planeta Terra. Está localizado entre a costa oeste da América, a Ásia e a Oceania. Possui grande relevância climática, uma vez que sua vasta extensão favorece a atuação de fenômenos como a formação e a movimentação de massas de ar e correntes marítimas. O oceano Pacífico ocorrem fenômenos climáticos importantes, o El Niño e o La Niña, que interferem no clima de várias regiões do planeta
  • Oceano Atlântico: É considerado o oceano economicamente mais importante, por estar situado entre duas das principais regiões econômicas do globo, América do Norte e Europa Ocidental. Além disso, é um oceano muito explorado por meio das atividades humanas, como a pesca e o turismo.
  • Oceano Índico: É o terceiro maior oceano em extensão e possui uma importância econômica e política de caráter mais regional. O oceano Índico expressa grande influência nas monções, uma vez que as suas águas quentes e mais próximas do litoral sul-asiático favorecem a formação de grandes volumes de chuvas.
  • Oceano Antártico: Está situado na porção sul do Círculo Polar Antártico. As suas águas estão distribuídas ao longo da Antártida, único continente não habitado permanentemente no planeta. Essa região é extremamente fria e possui condições climáticas adversas, porém tem uma elevada biodiversidade. Além disso, é uma região importante para o desenvolvimento de pesquisas científicas.
  • Oceano Glacial Ártico: Está localizado no extremo norte do planeta, e é delimitado pelas porções dos continentes América, Europa e Ásia. É marcado pelo clima Polar, com temperaturas extremamente frias, sendo assim uma região inóspita e muito pouco habitada. No entanto, guarda nas suas profundezas importantes reservas de recursos minerais.
  • Mares

Os mares também correspondem aos corpos d’água presentes no nosso planeta, entretanto, você saberia distinguir os mares dos oceanos?

Os mares correspondem as imensas massas de água com grandes massas de terra ao seu redor (continentes). Mas não se tratam de qualquer massa de água, diferente dos rios, lagos e lagoas que estão presentes nos continentes também, existe uma distinção nessa classificação que corresponde principalmente a sua extensão.

A diferença entre o mar e oceano é que os mares são menores que os oceanos, no entanto, alguns mares podem chegar a se conectar com os oceanos. Para isso faz-se necessário sabermos sobre alguns tipos de mares.

Mares Abertos ou Costeiros: possuem grandes conexões com o oceano, por exemplo, o Mar do Caribe.

Cartografia: continentes, oceanos e mares 4

Mares Fechados ou Isolados: possuem pequena conexão com o oceano (por meio de canais) e estão localizados no interior dos continentes, por exemplo, o Mar Morto.

Cartografia: continentes, oceanos e mares 5

Mares Interiores ou Continentais: quase não possuem conexão com os oceanos (feita por meio de estreitos), por exemplo, o Mar Mediterrâneo.

Cartografia: continentes, oceanos e mares 6

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PDFs GRÁTIS

Baixe materiais gratuitos

Leve seu ensino ou aprendizado para o próximo nível com listas de exercícios e PDFs exclusivos.