Geografia 1ª Série Ensino Médio
- A GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA DO ESPAÇO6 Aulas|6 Exercícios
- ESTRUTURA GEOLÓGICA E A CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO DE ACORDO COM A OCUPAÇÃO HUMANA4 Aulas|4 Exercícios
- A dinâmica interna da Crosta Terrestre: movimentos tectônicos e seu reflexo na conformação da Crosta Terrestre
- A dinâmica externa da Crosta Terrestre: erosão, modelagem do relevo e sua relação com o clima
- Principais estruturas geológicas e principais recursos minerais associadas às mesmas
- Classificação do relevo: principais formas de relevo continental e oceânico do Brasil e do mundo
- A dinâmica interna da Crosta Terrestre: movimentos tectônicos e seu reflexo na conformação da Crosta Terrestre
- A DINÂMICA ATMOSFÉRICA E AS RELAÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS5 Aulas|5 Exercícios
- Elementos e fatores que compõem a questão climática
- Dinâmica atmosférica: pressão atmosférica, ventos, massas de ar e seus movimentos, pluviosidade
- Principais climas do planeta: climas quentes (equatorial, tropical, semiárido e árido); Climas temperados (oceânico, continental, mediterrânico); Climas frios (polar, sub-polar e frio de montanha)
- Climas do Brasil (equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical)
- Mudanças e fenômenos climáticos locais e globais: aquecimento global; camada de ozônio; El Niño e La Niña; furacões, tornados e tempestades tropicais; ilhas de calor; inversão térmica; chuva ácida
- Elementos e fatores que compõem a questão climática
- OS RECURSOS HÍDRICOS E SUAS RELAÇÕES COM A DINÂMICA DA NATUREZA E O DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES DE ACORDO COM AMBOS OS FATORES4 Aulas|4 Exercícios
- Recursos hídricos e interdependência com outros elementos da natureza
- Conceitos básicos de hidrografia: águas superficiais e subterrâneas; tipos de nascentes; cursos e trechos de um rio; tipos de foz; bacia e rede hidrográfica; regime fluvial; aquíferos, tipos de lagos, mares e oceanos
- Principais bacias hidrográficas do Brasil e do planeta: Mississipi/Missouri, São Lourenço e Grandes Lagos, Reno/Ruhr, Volga, Danúbio, Nilo, Congo, Ganges, Yang Tsé-Kiang, Huang Ho e Tigre Eufrates
- Distribuição, disponibilidade, degradação, conservação e recuperação dos recursos hídricos no Brasil e no planeta
- Recursos hídricos e interdependência com outros elementos da natureza
Participantes 216
Exercício – Objeto central dos Estudos de Geografia e conceitos básicos da Geografia 1º EM Curso
Emilyn Diniz 18/12/2024
Resumo de Exercício
0 de 5 Questões concluídos
Questões:
Em formação
Você já completou o exercício antes. Portanto, você não pode iniciá-lo novamente.
Exercício está carregando…
Você deve entrar ou se inscrever para iniciar o exercício.
Você precisa primeiro terminar os seguintes:
Resultados
Resultados
0 de 5 questões respondidas corretamente
O tempo passou
Você alcançou 0 de 0 Ponto(s), (0)
Ponto(s) ganho(s): 0 de 0, (0)
0 Redação(ões) Pendente(s) (Ponto(s) Possível(is): 0)
Pontuação média | |
Sua pontuação |
Categorias
- Não categorizado 0%
Você precisa melhorar! Você acertou menos que 70% das questões Tente novamente!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Muito bom, Você acertou mais que 70% das questões, você passou!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Parabéns! Você acertou mais que 90% das questões. Siga para os próximos exercícios!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Pos. | Nome | Data | Pontos | % |
---|---|---|---|---|
A tabela está carregando | ||||
Seja o(a) primeiro a participar! | ||||
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- Atual
- Revisar
- Respondidas
- Correto
- Incorreto
- Questão 1 de 5
1. Questão
1- (ENEM 2012)
Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.
CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).
No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão:
CorretoIncorreto - Questão 2 de 5
2. Questão
2- A respeito do conceito de região, avalie as proposições a seguir:
I) Uma região pode ser criada com a finalidade de realizar estudos sobre as características gerais de um território, assim como para entender determinados aspectos do espaço.
II) A região resulta de uma elaboração racional e intencional do ser humano. Tem a finalidade de facilitar a análise, a gestão e a compreensão de uma determinada área e dos elementos que a compõem.
III) Em geral, a região pode ser entendida como uma área que foi dividida obedecendo-se a um critério específico.
IV) Algumas regiões surgem de forma natural e são estabelecidas sem que seja necessária a especificação de um critério que as defina ou classifique. Elas são chamadas de regiões naturais.
Estão corretas as alternativas:
CorretoIncorreto - Questão 3 de 5
3. Questão
3-“Esta categoria pode ser definida como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.”
PENA, Rodolfo F. Alves. “Categorias da Geografia”; Brasil Escola.
A que categoria geográfica refere-se o fragmento acima?
CorretoIncorreto - Questão 4 de 5
4. Questão
4- Categoria amplamente utilizada no âmbito da política, esse conceito é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras e está relacionado com uma configuração de poder. É, portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.
A que categoria geográfica refere-se a definição acima?
CorretoIncorreto - Questão 5 de 5
5. Questão
5- (UFOP) – Leia o texto a seguir:
[…] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. […]
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 4 abr. 2007.
O texto acima descreve um(a):
CorretoIncorreto