Geografia 1ª Série Ensino Médio
- A GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA DO ESPAÇO6 Aulas|6 Exercícios
- ESTRUTURA GEOLÓGICA E A CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO DE ACORDO COM A OCUPAÇÃO HUMANA4 Aulas|4 Exercícios
- A dinâmica interna da Crosta Terrestre: movimentos tectônicos e seu reflexo na conformação da Crosta Terrestre
- A dinâmica externa da Crosta Terrestre: erosão, modelagem do relevo e sua relação com o clima
- Principais estruturas geológicas e principais recursos minerais associadas às mesmas
- Classificação do relevo: principais formas de relevo continental e oceânico do Brasil e do mundo
- A dinâmica interna da Crosta Terrestre: movimentos tectônicos e seu reflexo na conformação da Crosta Terrestre
- A DINÂMICA ATMOSFÉRICA E AS RELAÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS5 Aulas|5 Exercícios
- Elementos e fatores que compõem a questão climática
- Dinâmica atmosférica: pressão atmosférica, ventos, massas de ar e seus movimentos, pluviosidade
- Principais climas do planeta: climas quentes (equatorial, tropical, semiárido e árido); Climas temperados (oceânico, continental, mediterrânico); Climas frios (polar, sub-polar e frio de montanha)
- Climas do Brasil (equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical)
- Mudanças e fenômenos climáticos locais e globais: aquecimento global; camada de ozônio; El Niño e La Niña; furacões, tornados e tempestades tropicais; ilhas de calor; inversão térmica; chuva ácida
- Elementos e fatores que compõem a questão climática
- OS RECURSOS HÍDRICOS E SUAS RELAÇÕES COM A DINÂMICA DA NATUREZA E O DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES DE ACORDO COM AMBOS OS FATORES4 Aulas|4 Exercícios
- Recursos hídricos e interdependência com outros elementos da natureza
- Conceitos básicos de hidrografia: águas superficiais e subterrâneas; tipos de nascentes; cursos e trechos de um rio; tipos de foz; bacia e rede hidrográfica; regime fluvial; aquíferos, tipos de lagos, mares e oceanos
- Principais bacias hidrográficas do Brasil e do planeta: Mississipi/Missouri, São Lourenço e Grandes Lagos, Reno/Ruhr, Volga, Danúbio, Nilo, Congo, Ganges, Yang Tsé-Kiang, Huang Ho e Tigre Eufrates
- Distribuição, disponibilidade, degradação, conservação e recuperação dos recursos hídricos no Brasil e no planeta
- Recursos hídricos e interdependência com outros elementos da natureza
Participantes 216
Exercício – Leitura de elementos cartográficos, imagéticos, textuais, estatísticos 1º EM Curso
Emilyn Diniz 18/12/2024
Resumo de Exercício
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1. Questão
1-(UFSC) A linguagem cartográfica é essencial à Geografia. Nesse âmbito, considere as afirmações a seguir.
I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.
II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título.
III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.
Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que:
CorretoIncorreto - Questão 2 de 5
2. Questão
2- (UFGO) Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Entre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem
CorretoIncorreto - Questão 3 de 5
3. Questão
3-Relacione os elementos do mapa às suas respectivas definições:
(1) Título
(2) Escala
(3) Legenda
(4) Orientação
( ) Relação matemática entre o espaço real e a representação do espaço no mapa.
( ) Indica a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um elemento que indica o norte.
( ) Indica o tema que será retratado no mapa.
( ) Representa o significado dos símbolos que aparecem no mapa.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
CorretoIncorreto - Questão 4 de 5
4. Questão
4-Assinale a alternativa incorreta a respeito da escala, um dos elementos de um mapa:
CorretoIncorreto - Questão 5 de 5
5. Questão
5- (UERJ/2018) – Naquele Império, a arte da cartografia alcançou tal perfeição que o mapa de uma única província ocupava uma cidade inteira, e o mapa do Império uma província inteira. Com o tempo, estes mapas desmedidos não bastaram e os colégios de cartógrafos levantaram um mapa do Império que tinha o tamanho do Império e coincidia com ele ponto por ponto. Menos dedicadas ao estudo da cartografia, as gerações seguintes decidiram que esse dilatado mapa era inútil e não sem impiedade entregaram-no às inclemências do sol e dos invernos. Nos desertos do oeste perduram despedaçadas ruínas do mapa habitadas por animais e por mendigos.
BORGES, J. L. Sobre o rigor na ciência. Em: História
universal da infâmia. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.
No conto de Jorge Luís Borges, apresenta-se uma reflexão sobre as funções da linguagem cartográfica para o conhecimento geográfico.
A compreensão do conto leva à conclusão de que um mapa do tamanho exato do Império se tornava desnecessário pelo seguinte motivo:
CorretoIncorreto