Geografia 1ª Série Ensino Médio
- A GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA DO ESPAÇO6 Aulas|6 Exercícios
- ESTRUTURA GEOLÓGICA E A CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO DE ACORDO COM A OCUPAÇÃO HUMANA4 Aulas|4 Exercícios
- A dinâmica interna da Crosta Terrestre: movimentos tectônicos e seu reflexo na conformação da Crosta Terrestre
- A dinâmica externa da Crosta Terrestre: erosão, modelagem do relevo e sua relação com o clima
- Principais estruturas geológicas e principais recursos minerais associadas às mesmas
- Classificação do relevo: principais formas de relevo continental e oceânico do Brasil e do mundo
- A dinâmica interna da Crosta Terrestre: movimentos tectônicos e seu reflexo na conformação da Crosta Terrestre
- A DINÂMICA ATMOSFÉRICA E AS RELAÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS5 Aulas|5 Exercícios
- Elementos e fatores que compõem a questão climática
- Dinâmica atmosférica: pressão atmosférica, ventos, massas de ar e seus movimentos, pluviosidade
- Principais climas do planeta: climas quentes (equatorial, tropical, semiárido e árido); Climas temperados (oceânico, continental, mediterrânico); Climas frios (polar, sub-polar e frio de montanha)
- Climas do Brasil (equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical)
- Mudanças e fenômenos climáticos locais e globais: aquecimento global; camada de ozônio; El Niño e La Niña; furacões, tornados e tempestades tropicais; ilhas de calor; inversão térmica; chuva ácida
- Elementos e fatores que compõem a questão climática
- OS RECURSOS HÍDRICOS E SUAS RELAÇÕES COM A DINÂMICA DA NATUREZA E O DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES DE ACORDO COM AMBOS OS FATORES4 Aulas|4 Exercícios
- Recursos hídricos e interdependência com outros elementos da natureza
- Conceitos básicos de hidrografia: águas superficiais e subterrâneas; tipos de nascentes; cursos e trechos de um rio; tipos de foz; bacia e rede hidrográfica; regime fluvial; aquíferos, tipos de lagos, mares e oceanos
- Principais bacias hidrográficas do Brasil e do planeta: Mississipi/Missouri, São Lourenço e Grandes Lagos, Reno/Ruhr, Volga, Danúbio, Nilo, Congo, Ganges, Yang Tsé-Kiang, Huang Ho e Tigre Eufrates
- Distribuição, disponibilidade, degradação, conservação e recuperação dos recursos hídricos no Brasil e no planeta
- Recursos hídricos e interdependência com outros elementos da natureza
Participantes 216
Resumo de Exercício
0 de 5 Questões concluídos
Questões:
Em formação
Você já completou o exercício antes. Portanto, você não pode iniciá-lo novamente.
Exercício está carregando…
Você deve entrar ou se inscrever para iniciar o exercício.
Você precisa primeiro terminar os seguintes:
Resultados
Resultados
0 de 5 questões respondidas corretamente
O tempo passou
Você alcançou 0 de 0 Ponto(s), (0)
Ponto(s) ganho(s): 0 de 0, (0)
0 Redação(ões) Pendente(s) (Ponto(s) Possível(is): 0)
Pontuação média | |
Sua pontuação |
Categorias
- Não categorizado 0%
Você precisa melhorar! Você acertou menos que 70% das questões Tente novamente!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Muito bom, Você acertou mais que 70% das questões, você passou!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Parabéns! Você acertou mais que 90% das questões. Siga para os próximos exercícios!
Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum
Pos. | Nome | Data | Pontos | % |
---|---|---|---|---|
A tabela está carregando | ||||
Seja o(a) primeiro a participar! | ||||
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- Atual
- Revisar
- Respondidas
- Correto
- Incorreto
- Questão 1 de 5
1. Questão
1- A linha imaginária considerada o marco 0° dos fusos horários é:
CorretoIncorreto - Questão 2 de 5
2. Questão
2- (UEMG – Adaptada) – “No tempo sem tempo da infância, o trabalho dos relógios demarcando a vida é coisa dos adultos, é a hora imposta de fora. Nós, entre os intervalos de correrias e agitação, contemplamos. Tudo é possível nessa fase: o tempo em curso, de que nos falam as vozes que parecem vir de tão longe, pode ser apenas uma invenção malévola dos bem intencionados adultos para nos controlar. Só aos poucos o dentro e fora de nós assumirá desenhos e figuras, o fluir das águas se impõe – e terá início a nossa história(…).” LUFT, 2014, p. 23
Mesmo sem o saber, a criança do texto fala da invenção do controle tempo. Criamos, é claro, as horas como uma forma de contar o tempo para podermos gerenciar nossas atividades diárias. Em 1883, numa conferência internacional, em Roma, foi elaborado um sistema de fusos horários, conforme a representação no mapa abaixo: Antes desse sistema ser criado, o horário era definido pelo relógio de sol, onde o meio-dia era observado, quando os raios solares estavam a pino.
Com relação aos fusos horários, é CORRETO afirmar que
CorretoIncorreto - Questão 3 de 5
3. Questão
3- (PROSEL/UNCISAL) – “Os fusos horários foram criados, em outubro de 1884, por meio de uma reunião de 24 países, na cidade de Washington. Nessa ocasião, estabeleceram-se 24 fusos de uma hora, tendo como referência o tempo em que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo, percorrendo os 360° de sua circunferência, aproximadamente 24 hora s (23 horas, 56 minutos e 4 segundos). ”CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I. Natal, RN. EDUFRN, c2008. 248 p. (adaptado). Sabendo que duas cidades distam entre si 105° de longitude, a distância entre elas, em horas, é de
CorretoIncorreto - Questão 4 de 5
4. Questão
4- (UFRGS – com adaptações) –
Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão. Temos, aí, a principal evidência da diferença entre os fusos-horários nos diversos locais do mundo.
Este fato se deve
CorretoIncorreto - Questão 5 de 5
5. Questão
5- (UEL-2006) – Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus – AM. A duração do voo é de oito horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.
CorretoIncorreto