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Matemática 6º ano

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  1. 6.1 Números naturais
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    7 Exercícios
  2. 6.2 MMC e MDC
    6 Aulas
    |
    6 Exercícios
  3. 6.3 Frações
    7 Aulas
    |
    7 Exercícios
  4. 6.4 Números decimais
    4 Aulas
    |
    4 Exercícios
  5. 6.5 Unidades de medidas
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    |
    7 Exercícios
  6. 6.6 Geometria plana
    2 Aulas
    |
    2 Exercícios
  7. 6.7 Estatística
    2 Aulas
    |
    1 Exercício
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As expressões numéricas são grupos numéricos calculados por operações matemática (adição, subtração, multiplicação, divisão, etc.) que seguem determinadas ordens.

Esses conjuntos com números são separados por símbolos gráficos – representações que determinam a sequência em que as expressões devem ser efetuadas. Os principais sinais são: chaves { }parênteses () e colchetes [ ].

Sequência dos símbolos gráficos

As expressões numéricas geralmente são escritas dentro de parênteses, chaves ou colchetes. Por isso, é indispensável entender quais os sinais gráficos que orientam os procedimentos a serem feitos.

Vejamos então a ordem de preferência:

• : solucionar todas as operações dentro dos parênteses.

• : solucionar todas as operações dentro dos colchetes.

• : solucionar todas as operações dentro das chaves.

O exemplo a seguir mostra a sequência correta: 

[(24) ÷ 8 + 5 . 3] ÷ 6 = 

[24 ÷ 8 + 5 . 3] ÷ 6 = 

[3 + 15] ÷ 6 = 

[18] ÷ 6 =

18 ÷ 6 = 3

Sequência das operações

Assim com os símbolos gráficos, que são separados de acordo com o grau de preferência, também existem ordens para os cálculos das expressões numéricas. Por isso, as operações matemáticas são efetuadas de acordo com o seguinte esquema:

Potenciação ou radiciação 

O primeiro passo para a resolução de expressões numéricas é determinar os valores das potências e raízes. Essa regra apenas muda quando os números estão em parênteses, colchetes ou chaves, ou seja, passa a valer a sequência dos símbolos gráficos.

2². 3/ 2 = 4.3/ 2 = 12/2 = 6 ou 2². 3/ 2 = 2². 1,5 = 4. 1,5 = 6

Entre a radiciação e potenciação não há prioridades. Sendo assim, as duas podem ser efetuadas ao mesmo tempo

Multiplicação ou divisão

Se não houver a composição de raízes ou potências, a orientação é resolver as multiplicações e divisões. Como também não existe preferência entre ambas, calcula-se a que surgir primeiro na expressão.

5.8 / 2 = 40/2 = 20 ou 5.8/2 = 5. 4 = 50

Adição ou subtração

A última etapa fica por conta da soma e subtração. Assim como as outras operações, não há prioridades na resolução. Então, desenvolva-as na ordem que aparecer.

30 – 5 + 12 = 25 + 12 = 37 ou 30 – 5 + 12 = 30 + 7 = 37

Atividades

1) 2 + 8 – 3 – 5 + 15 =

2) 12 + [35 – (10 + 2) +2] =

3) [(18 + 3 · 2) ÷ 8 + 5 · 3] ÷ 6 =

4) 37 + [-25 – (-11 + 19 – 4)] =

5) 60 ÷ {2 · [-7 + 18 ÷ (-3 + 12)]} – [7 · (-3) – 18 ÷ (-2) + 1] =

6) -8 + {-5 + [(8 – 12) + (13 + 12)] – 10} =

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