É a área da ciência que estuda a composição, propriedade da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia. Essa ciência é um elo de outras ciências, tendo completude em áreas como a física, matemática e biológica.
A química está ligada ao desenvolvimento tecnológico, seja na utilização de conhecimento ou em técnicas de obtenção que permitem a obtenção de novas substância.
A química é dividida em algumas subáreas:
– Química Analítica: é um ramo da Química que visa estudar a composição química de um material ou de uma amostra, usando métodos laboratoriais.
– Química Inorgânica: estuda todos os demais elementos químicos e seus compostos.
– Química Orgânica: estuda os compostos do carbono;
– Físico-Química: estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que são observados nas reações químicas entre quantidades macroscópicas das substâncias.
Percebemos que está ciência estuda teorias, está presente em produções laboratoriais e industrias e também está muito presente no nosso dia-a-dia.
Ela se encontra no desenvolvimento industrial, na produção de medicamentos, produtos de higiene e limpeza, de combustíveis, alimentos dentre outras infinitas aplicações. Alguns desenvolvimentos tecnológico e industrial só são possíveis através de conhecimento químicos na medicina, em que os medicamentos e métodos de tratamento têm prolongado a vida de muitas pessoas; no desenvolvimento da agricultura; na produção de combustíveis mais potentes e renováveis; entre outros aspectos extremamente importantes.
Ao mesmo tempo, se esse conhecimento não for bem utilizado, pode ser abusado (como às vezes vemos na história). Portanto, o futuro da humanidade depende de como usar o conhecimento químico. Portanto, a importância de estudar esta ciência. Esta seção tem como objetivo ajudá-lo a interpretar essa ciência fascinante que pode melhorar muito nossas vidas.
Comentários