Química é a parte da ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia.

Logo é uma ciência que estuda a propriedade da matéria, mas o que é matéria?

Ela pode ser definida como tudo aquilo que ocupa lugar no espaço, logo terá volume e massa.

Além do conceito de matéria é necessário ver outras definições que auxiliam no estudo da química. Tais como o de CORPO: que é uma porção limitada de matéria. E OBJETO que é uma porção de matéria que pode ser utilizado pelo homem. Na figura abaixo, temos um exemplo de matéria , corpo e objeto.

Matéria e energia 1
Figura 1. Representação de matéria , corpo e objeto. Fonte: Brasil escola

SISTEMA  é um outro conceito importante de ser definido, ele é um corpo submetido a uma observação. Imagine que um químico esteja fazendo um estudo com algumas substâncias dentro de uma placa de Petri (Figura 2), tudo que estiver dentro da placa é chamado de sistema e tudo que está fora é chamado de vizinhança.


Matéria e energia 2
Figura 2. Placa de Petri.Imagem: Mundo educação

A matéria pode sofrer transformações, que são também conhecidos como fenômenos esse processos modificam as propriedades de determinado material.  Eles podem ser físicos, quando não se altera a constituição da matéria ou químico quando modificam a estrutura da matéria. Na Figura 3, temos exemplo da formação de iceberg que são formados pelo congelamento da água do mar, sendo assim um fenômeno físico. Tem-se também a queima de um papel, onde se forma novas substâncias, ou seja a composição da matéria inicial é modificada, tendo assim fenômeno químico

Matéria e energia 3
Figura 3. Representação dos fenômenos físicos e químicos. Fonte: slideplayer

Uma propriedade sistema que permite que ele realize trabalho é a ENERGIA. Um exemplo de energia é a gerada pelo alimento para o nosso organismo.

Existe alguns tipos de energia tais como:

  • Energia cinética: é a energia associada ao movimento, tudo que se move e tem massa apresenta energia cinética.
  • Energia potencial: é aquela que depende da posição do corpo. Existem muitas formas de energia potencial, como a energia potencial gravitacional, a energia potencial elétrica, a energia potencial elástica, entre outras.
  • Energia mecânica: é a soma da energia cinética com as energias potenciais de qualquer sistema físico.
  • Energia térmica: é transferida entre corpos, ela passa a ser chamada de calor.
  • Energia química: é a forma de energia encontrada nas ligações químicas e pode ser obtida a partir da queima dos combustíveis, como gasolina, álcool etc.
  • Energia elétrica: a energia potencial elétrica, conhecida simplesmente como energia elétrica, é aquela que se obtém a partir da interação entre cargas elétricas, separadas a uma certa distância uma das outras.
  • Energia nuclear: é a energia que é obtida a partir da fissão dos núcleos atômicos.

A química é dividida em algumas subáreas:

Química Analítica:  é um ramo da Química que visa estudar a composição química de um material ou de uma amostra, usando métodos laboratoriais.

Química Inorgânica: estuda todos os demais elementos químicos e seus compostos.

Química Orgânica: estuda os compostos do carbono;

Físico-Química: estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que são observados nas reações químicas entre quantidades macroscópicas das substâncias.

Percebemos que está ciência estuda teorias, está presente em produções laboratoriais e industrias e também está muito presente no nosso dia-a-dia.

Ela se encontra no desenvolvimento industrial, na produção de medicamentos, produtos de higiene e limpeza, de combustíveis, alimentos dentre outras infinitas aplicações.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PDFs GRÁTIS

Baixe materiais gratuitos

Leve seu ensino ou aprendizado para o próximo nível com listas de exercícios e PDFs exclusivos.