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Ciências 8º ano

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  1. Níveis de organização do organismo humano
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  2. Célula
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  5. Sistemas digestório, respiratório, urinário e cardiovascular
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  7. Sistema nervoso e órgãos sensoriais
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  8. Sistema endócrino
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  9. Sistema genital
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  10. Adolescência e sexualidade
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Módulo 4, Aula 5

Dieta e alimentação equilibrada (pirâmide alimentar)

Progresso do Módulo
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A pirâmide alimentar é uma representação gráfica que possui informações importantes a respeito dos grupos de alimentos que devem estar presentes em nossa dieta, tendo como principal objetivo, o  bem estar da população.

  • Pirâmide alimentar brasileira

Existem vários tipos de pirâmides alimentares pelo mundo.

Normalmente, apresentam variações, pois cada região possui uma especificidade na dieta.

No Brasil, por exemplo, a primeira pirâmide foi desenvolvida em 1999, entretanto, após esse período, ela recebeu reestruturação para se adequar melhor à realidade do nosso país.

  • Primeiro nível (base da pirâmide): grupo dos cereais, tubérculos, raízes;
  • Segundo nível: grupo das hortaliças e grupo das frutas.
  • Terceiro nível: grupo do leite e produtos lácteos, grupo das carnes e ovos, grupo das leguminosas e oleaginosas;
  • Quarto nível (topo da pirâmide): grupo dos óleos e gorduras, grupo dos açúcares e doces.
Dieta e alimentação equilibrada (pirâmide alimentar) 1
Figura  1. Pirâmide Philippi, 2013. Fonte: BrasilEscola.com.br

Grupos de alimentos presentes na pirâmide alimentar

Na pirâmide alimentar brasileira, os alimentos estão divididos em oito grupos dispostos em quatro níveis.

Como cada alimento apresenta uma grande variedade de nutrientes, eles foram classificados de acordo com o nutriente que se apresenta em maior quantidade na sua composição.

Observe abaixo os grupos alimentares e o total diário de quilocalorias recomendado:

  • Arroz, pão, massa, batata, mandioca: 900 kcal (6 porções por dia)
  • Legumes e verduras: 45 kcal (3 porções por dia)
  • Frutas: 210 kcal (3 porções por dia)
  • Carnes e ovos: 190 kcal (1 porção por dia)
  • Leite, queijo e iogurte: 360 kcal (3 porções por dia)
  • Feijões e oleaginosas: 55 kcal (1 porção por dia)
  • Óleos e gorduras: 73 kcal (1 porção por dia)
  • Açúcares e doces: 110 kcal (1 porção por dia)

Além de orientar sobre a necessidade de cada tipo de alimento, a pirâmide brasileira fala sobre a necessidade de realizar atividades e fazer 6 refeições diárias.

Além de orientar sobre a necessidade de cada tipo de alimento, a pirâmide brasileira fala sobre a necessidade de realizar atividades e fazer 6 refeições diárias.

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