Voltar para Curso

Ciências 6º ano

0% Completo
0/0 Etapas
  1. O Universo
    5 Aulas
    |
    5 Exercícios
  2. Ecossistemas
    13 Aulas
    |
    13 Exercícios
  3. Ar
    10 Aulas
    |
    10 Exercícios
  4. Água
    6 Aulas
    |
    6 Exercícios
  5. Pressão
    8 Aulas
    |
    8 Exercícios
  6. Solo
    9 Aulas
    |
    9 Exercícios
Progresso do Módulo
0% Completo

A astronomia é a ciência que estuda o Universo. A palavra Astronomia significa lei das estrelas. No passado ela buscava de lei matemáticas e geométricas  que buscavam explicar as posições e os movimentos dos astros.

Astronomia nasceu com o ser humano ao observar as estrelas e se questionando o que eram aqueles pontos brilhantes no céu, povos de todas as regiões do mundo, de todos os lugares fizeram uso dessa ciência.

Noções de astronomia e suas tecnologias 1

As primeiros movimentos astronómicos faziam medidas de ângulos no céu, essas unidades de medidas eram úteis na terra para medir áreas cultiváveis, estabelecer calendários, estações do ano e serem aplicadas em construções, até hoje as medidas angulares no céu são utilizas, está área é conhecida como astronomia de posição ou fundamental.

O movimento dos astros é estudado pela mecânica celeste, que deu seus primeiros passos baseado nos trabalhos de Isaac Newton.

No final do século XIX e inicio do século XX surgiram os modelos físicos que explicavam as radiações  que vinham das estrelas e as explicações contemporâneas sobre o surgimento a vida e a morte das estrelas, nascia assim as astro física ou física estrelar e depois a cosmologia que estuda o surgimento e evolução do sistema do universo.

Hoje essa ciência está dividida em vários ramos (Astrofísica, Cosmologia, Astrobiologia, Planetologia etc), e ainda influencia muitas outras ciências, uma vez que o interesse pelo espaço não está restrito à Astronomia e a resposta de muitas perguntas nas demais ciências depende do conhecimento do espaço.

Ela é fundamental para nosso desenvolvimento tecnologia, graças a ela foi possível desenvolver satélites, placas solares, sinais de celulares e Internet que nos auxiliam no nosso dia a dia. Além disso, a astronomia nos ajuda a entender como surgiu o universo, o nosso planeta e até nos mesmos.

Desde a antiguidade, o ser humano busca compreender o universo e o mundo à sua volta. Uma das primeiras tecnologias que nos permitiu visualizar o nosso planeta foi o satélite, que são corpos que orbitam ao redor de um planeta ou seja, ele percorre toda uma trajetória ao redor  de um planeta. Existem os satélites naturais, como a lua e os satélites artificiais, que foram colocados pelos humanos, através de foguetes. Os satélites artificiais possuem diversas funções como de recepção e envio de sinais para pontos específicos aqui da Terra e os que observam os astros celestes e os planetas.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

34 − = 24

suporte

Suporte

Quer conhecer os cursos por dentro?

Experimente grátis

Você será encaminhado para a página dos cursos.

Baixe materiais gratuitos

Leve seu ensino ou aprendizado para o próximo nível com listas de exercícios e PDFs exclusivos.

Lead Geral