Adição e Subtração de números Inteiros
Seja Premium
- Oferta!
Cursos 7º ano Reforço Escolar [Videoaulas+PDFs]
O preço original era: R$ 299,40.R$ 239,90O preço atual é: R$ 239,90.Até 12x de R$ 19,99 (sem juros)
Comprarou R$ 203,92 no Pix (com 15% OFF)
- Oferta!
Fundamental Completo [Videoaulas+PDFs]
O preço original era: R$ 1.197,60.R$ 719,90O preço atual é: R$ 719,90.Até 12x de R$ 59,99 (sem juros)
Comprarou R$ 611,92 no Pix (com 15% OFF)
Na aula anterior falamos sobre os números inteiros, agora vamos aprender um pouco mais sobre a adição e subtração dele ( se não sabe o que é um números inteiro veja a aula anterior).
PROPRIEDADE DA ADIÇÃO
1) Fechamento : a soma de dois números inteiros é sempre um número inteiro
exemplo (-4) + (+7) =( +3)
2) Comutativa: a ordem das parcelas não altera a soma.
exemplo: (+5) + (-3) = (-3) + (+5)
3) Elemento neutro: o número zero é o elemento neutro da adição.
exemplo: (+8) + 0 = 0 + (+8) = +8
4) Associativa: na adição de três números inteiros, podemos associar os dois primeiros ou os dois últimos, sem que isso altere o resultado.
exemplo: [(+8) + (-3) ] + (+4) = (+8) + [(-3) + (+4)]
5) Elemento oposto: qualquer número inteiro admite um simétrico ou oposto.
exemplo: (+7) + (-7) = 0
Adição e Subtração
Comojá perceberam, vamos trabalhar com números positivos e negativos, assim, não faz mais sentido utilizar a palavra subtração. Utilizaremos apenas a palavra adição, onde a subtração estará presente quando somarmos dois números, um positivo e um negativo.
Vamos aos casos:
- Números positivos
Efetuamos a soma normalmente.
Exemplos:
5 + 4 = 9
13 + 5 = 18
1 + 1 = 2
- Números negativos
Efetuamos a soma e conservamos o sinal negativo.
Exemplos:
– 9 – 1 = -10
– 5 – 3 = -8
– 1 – 1 = -2
- Um número positivo e outro negativo
Efetuamos a subtração e conservamos o valor do maior número em módulo.
Exemplos:
– 5 + 2 = -3
– 4 + 6 = 2
4 – 10 = -6
15 – 12 = 3
Observação 1. Caso o sinal de parênteses apareça, devemos primeiro eliminá-lo utilizando a seguinte regra:
– (-1) = 1
– (1) = 1
+ (-1) = -1
+ (1) = 1
Exemplos
– 5 – (4) = – 5 – 4 = – 9 – 7 – (- 1) = – 7 + 1 = – 6
5 + (- 2) = 5 – 2 = 7 4 + (1) = 4 + 1 = 5
Observação 2. Caso apareçam os sinais de colchetes [ ] e chaves { }, a resolução de sinais ocorre da mesma forma que nos parênteses. Estes sinais são utilizados para estabelecer prioridades. Primeiro resolvemos o que está dentro dos parênteses, depois o que está dentro dos colchetes, e por último, o que está dentro das chaves.
Exemplo
5 – { 6 – [ 10 + ( – 6 – 4) + 1] – 1}
5 – { 6 – [ 10 + (- 10) + 1] – 1}
5 – { 6 – [ 10 – 10 + 1] – 1}
5 – { 6 – [ 1] – 1}
5 – { 6 – 1 – 1}
5 – { 4}
5 – 4
1
Vamos deixar de uma maneira resumida para vocês?
Observem a tabela abaixo.
Exercícios
- Calcule
a) +5 + 3 = b) +1 + 4 = c) -4 – 2 =
d) -3 – 1 = e) +6 – 9 = f) -10 + 7 =
- Calcule:
a) (+3) + (+2) = b) (+5) + (+1) = c) (+7) + ( +5) =
d) (-3) + (-2) = e) (-5) + (-1) = f) (-7) + (-5) =
g) (-4) + (-7) = h) (-8) + ( -6) = i) (-5) + ( -6) =
- Calcule
a) 4 + 10 + 8 = b) 5 – 9 + 1 = c) -8 – 2 + 3 =
d) -15 + 8 – 7 = e) 24 + 6 – 12 = f) -14 – 3 – 6 – 1=
g) -4 + 5 + 6 + 3 – 9 = h) -1 + 2 – 4 – 6 – 3 – 8= i) 6 – 8 – 3 – 7 – 5 – 1- 2=
- Sr. Manoel no dia 15/02 tinha no banco R$ 160,00. Durante os dias a seguir fez as seguintes movimentações:
· 16/02 – depositou R$ 300,00.
· 17/02 – retirou R$ 400,00
· 18/02 – depositou R$ 150,00
· 19/02 – retirou R$ 50,00
· 20/02 – depositou R$ 30,00.
Qual foi o saldo final do Sr. Manoel no dia 20/02?
Entendi.
( •̀ ω •́ )✧