Nesta aula abordaremos sobre a como:
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- Usar o Sistema de Numeração Romana;
- Comparar e ordenar os números naturais na reta numérica.
Sistema de numeração romana
Observamos no quadro a cima alguns números romanos, então como poderíamos saber que o número romano VI é o número 6?
Para sabermos basta apenas colocar o número romano V que é igual a 5 e somarmos com o I que é igual a 1, então percebemos que VI é igual a 6.
Observação1: Perceba que o primeiro número romano (o que aparece primeiro)é o V (cinco) e o segundo é o I (um), com isso em mente sabemos que se o número que aparecer primeiro for maior que o segundo, poderemos fazer a soma.
E você pode perguntar, “professor e se o número que aparecer primeiro for menor que o segundo?”
Muito bem! Ótima pergunta, temos também outra observação.
Observação2: Quando o número romano que aparecer primeiro for maior que o segundo então fazemos a subtração.
Repare nesse exemplo, o número romano IV, como iriamos saber que ele é o numero 4?
É simples, basta fazermos como colocamos na observação2, sabemos que I é o número 1, e que o número romano V é o número 5, agora vamos subtrair 5 – 1 = 4, logo sabemos com toda a certeza que o número romano IV
Números Naturais
Esse conjunto numérico é bem simples de aprendermos, sabe os primeiros números que voçe aprendeu? Lembra quais foram? Então, os números naturais são todos os numero que começam do 0 e somamos 1 em 1.
Os números Naturais tambem podem ser colocados em uma reta, que chamaremos de reta númerica
Temos que saber a ideia de sucessor e antecessor, você sabe o que é um número sucessor ou antecessor?
O sucessor de um numero é aquele número que está depois dele, por exemplo o número 10, qual é o número depois dele? Isso mesmo é o número 11, então o numero 11 é o sucessor do número 10, mas você pode perguntar “professor mas o número 12 também é depois do 10”, concordo com você meu aluno, mas aqui que temos que prestar atenção, o sucessor de um número é o próprio número mais 1.
Tenho certeza que você entendeu a ideia de sucessor, pois você é muito inteligente! Vamos seguir.
A ideia de antecessor é bem parecida com a ideia do sucessor, mas aqui o antecessor é o próprio numero menos 1, por exemplo, o número 9 é antecessor do número 10 pois 10 – 1 = 9
Comparação entre números naturais
Vamos comparar alguns números, você sabe se o número 7 é maior ou menor que o número 20? Isso mesmo o 7 é menor que o 20, mas na matemática usamos alguns símbolos de comparação que irei mostrar para vocês.
= igual ≠ diferente
> maior que < menor que
Agora colocando o exemplo anterior, sabemos que 7 é menor que 20, mas agora escreveremos matematicamente, logo fica que 7< 20.
Muito bom
muito obrigado.
Top!
muito obrigado
Nos livros de História temos numeração romana para datar os séculos.
muito legal.
Obrigado pela aula! muito legal.
Muito bom
obrigado a todos que comentaram
.
Muito legal a aula.
Pessoal, comecei a fazer um revisão e já me deparei logo na primeira aula com um erro de escrita do nº 4000 em romanos. O correto “IV com um traço em cima”, e está na figura “MV com um traço em cima”! Será que vou ter que me preocupar com correções de conteúdo? Confesso que fiquei preocupado quanto à qualidade do Curso. Vou adiante e ver.
Muito boa a aula
eu vi na aula de historia na minha escola e em um relógio na casa da minha vó
aula muito boa e bem elaborada parabéns!!!
Muito boa explicação para quem precisa, por conta da pandemia, teoricamente pulei do 6° ao 9°. Foi de grande ajuda! Valeu professor. 🙂
10>7
6=6
1<13
Resposta
Relogios de pulso antigo utiliza os números romanos
10 > 7
6 = 6
1 < 13
aminha aula esta louca!
oi prof eu fis terminei so que esta tando como se eu nao tivese feito nada
Olá Cauã, clica no botão “Marcar como concluída” que está logo abaixo do Exercício.
Professor, quando um número vai ser diferente de outro? Quando eu coloco o símbolo de diferente?
eu vi os números romanos no livro de historia
10 > 7
6=6
1<13
eu amei muito bom
AD0REI PROF
adorei muito bom 10/10
as aulas em video são apenas para assinantes? queria ver uma demonstrativa
20 é menor que 10???? =O
vídeo em 14:49
voce poderia publicar no YOUTUBE suas aulas por que eu não tenho celular e uso o cll da minha mãe e a TV fica desponivel para eu usar durante o dia tarde so pra falar mesmo obrigada por me explicar pra min prof