Blocos de Conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental

 

ramos-da-matematica-ensino-fundamental-1

 

 

Blocos de Conteúdos de matemática

A educação básica é dividida em:

  • Educação infantil
  • Ensino fundamental I ( Anos Iniciais)
  • Ensino fundamental II ( Anos Finais)
  • Ensino médio.

Neste artigo falaremos do ensino fundamental.

Para saber como é no ensino médio clique em Ramos da matemática no Ensino Médio.

A matemática do ensino fundamental é dividida em diversos blocos de conteúdos ou eixos estruturantes. Conforme o mapa mental acima.

A visualização desse mapa mental e o conhecimento dos campos da matemática facilita a compreensão e organiza o seu pensamento trazendo uma visão ampla dessa ciência e desenvolvendo suas habilidades de como estudar matemática.

Utilizarei a nomenclatura adotada pelo Ministério da Educação – MEC, tendo em vista a busca pela uniformização do currículo nacional de matemática. E também para ficar mais simples a relação da matemática com as diretrizes curriculares do MEC para as escolas.

Os Blocos de conteúdos de matemática são:

  • Estruturas Lógicas;
  • Números e operações;
  • Espaço e forma;
  • Grandezas e medidas;
  • Álgebra e funções e
  • Tratamento de informações.

 

estruturas-logicasEstruturas Lógicas

O desenvolvimento do raciocínio lógico é imprescindível para a alfabetização e letramento na Matemática.

Para o estudante compreender bem a ideia de número é preciso ter desenvolvido estruturas como:

  • classificação,
  • correspondência,
  • inclusão,
  • ordenação e
  • sequenciação.

 

aritmeticaNúmeros e operações

É a parte que estuda os números e suas operações. É o bloco mais elementar da matemática, sendo a base para os demais blocos. Afinal de contas, um dos conceitos mais primitivos é a noção de quantidade. Assimilado até mesmo por um macaco. Se você colocar na frente de um macaco uma banana de um lado e um cacho de banana do outro qual será o lado que ele irá?

Números

É um símbolo usado para definir quantidade, ordem ou medida. Foi um dos primeiros conceitos assimilados pela humanidade para sistematizar a matemática.

Os números são organizados em conjuntos. Que foram sendo descobertos conforme aumentava a necessidade e o conhecimento matemático humano. São eles:

  • Números naturais (ℕ)
  • Números inteiros (ℤ)
  • Números racionais (ℚ)
  • Números irracionais
  • Números reias (ℝ)

Operações

As operações matemáticas são procedimentos realizados entre os números para a concretização de uma ideia e que segue sempre uma mesma lógica ( regra). Algumas operações possuem um conjunto de propriedades notáveis.

As operações fundamentais são:
  • Adição
  • Subtração
  • Multiplicação
  • Divisão
Outras operações:
  • Potenciação
  • Radiciação
  • Logaritmação

geometriaEspaço e forma

É o bloco de conteúdo da matemática que estuda a forma, tamanho e posição das figuras no espaço. Foi desenvolvida a partir da interação da humanidade com a terra.

 

 

grandezas-e-medidas-260Grandezas e Medidas

Esse é um bloco de conteúdo bastante presente em nossas vidas. As grandezas mais comuns no ensino fundamental são: tempo, massa, comprimento, capacidade e temperatura. E que medidas estão associadas a essas grandezas? Hora, minuto, segundo, quilo, grama, miligrama, quilômetro, metro, centímetro, milímetro, litro, mililitro e graus são as mais usuais.

 

 algebraÁlgebra e funções

É o bloco de conteúdo que estuda a ideia de variável de um número em um conjunto de regras definidos por expressões algébricas. Essas variáveis ( representadas por letras) são manipuladas usando as regras  de operação aplicáveis aos números, como adição, multiplicação e outras.

Funções

É a relação entre dois conjuntos estabelecida por regras definidas.
Ex.: \(f(x) = 3x + 2\)

Equações algébricas

São igualdades entre conjuntos de regras e operações do qual estão envolvida variáveis.
Ex.: \({x^2} + 5x + 6 = 0\)

estatistica_combinatoriaTratamento de Informação

Esta é uma área do conhecimento que pode ajudar nossos alunos a realizarem uma leitura crítica da realidade. Trataremos como um dos blocos de conteúdos da matemática por estarmos focado na educação básica. Entretanto, é composto pela estatística que é uma ciência que estuda a frequência de ocorrência de eventos usando teorias probabilísticas e pela probabilidade que utiliza um conjunto de regras matemáticas para entender o comportamento de eventos incertos ou conhecidos. Como por exemplo, calcular a probabilidade de cair o número 3 ao ser lançado um dado.

 

Bem, é isso!

Espero que tenham gostado e entendido.

O que acharam dessa distribuição? Participe, deixe o seu comentário e conversamos logo abaixo.

Nas próximas semana postaremos as aulas e videoaulas de cada ramo. Continue acompanhando o blog Matematicazup.

Curta nossa página no facebook, twitter e google +.

 

______________________________________________

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

http://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/03/3-ensino-fundamental-anos-iniciais.pdf

http://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/03/4-ensino-fundamental-anos-finais.pdf

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 − 26 =

  1. Estou amando as leituras que tenho feito em seu blog Marcelo! Nunca fui muito fã da matemática, mas acredito que ela não me tenha sido apresentada dá maneira correta, e hoje quero que seja diferente para meus alunos e, Com materiais como o seu, estou certa de que minhas dúvidas serão sanadas! Obrigada por me deixar fazer parte disso é por compartilhar o seu conhecimento conosco!
    Abraço!

  2. estou adorando o site. visitei hj pela primeira vez, pq em outubro se inicia o 4 bimestre, e é sempre bom estudar para matemática. encontrei muitos exercicios do 7 ano, 4 bimestre, adorei! agora so estou esperando receber a apostila, pra poder estudar mais junto com ela.

  3. Legal seu site! Adorei mesmo eu lendo udo e estudando eu ainda sinto um nerviso quando começar as aulas OBS: Fui para o 7º ano!

  4. Olá Marcelo! Bacana essa iniciativa. Tanto como professor quanto como aluno, sempre sinto falta desse senso de “localização” dos assuntos que estão sendo ensinados/aprendidos antes de iniciar. Mapas mentais, linhas do tempo e esquemas ajudam muito a situar-nos enquanto estamos estudando. Acho que toda aula, no início do ano, deveria começar com essa visão geral e depois sempre fazer a retomada do assunto que será estudado com seu “local” no esquema ou mapa mental.

    Só dois pequenas comentários sobre o texto:
    1) Vc fala que número “é um símbolo usado para definir quantidade, ordem ou medida”. Entendo que número não é o símbolo, mas a ideia por trás do símbolo, certo? Falo isso porque vejo a enorme confusão que causamos nos estudantes quando tentamos diferenciar número, algarismo e numeral.

    2) Também fiquei com o pé atrás em relação aos “conjuntos que foram sendo descobertos”. Me parece que conhecimento é algo mais “construído” do que “descoberto”. Os conjuntos numéricos, acredito, são mais invenções que nos ajudaram a organizar e resolver problemas do que deslumbres do que já existe na natureza. Aliás, há um vídeo bem bacana no TED Ed sobre essa discussão: matemática é invenção ou descoberta? https://youtu.be/X_xR5Kes4Rs

    De qualquer forma, legal todo o material que vc vai fazendo aqui. Abraço e sigamos na luta!

    1. Olá Alessandro, muito obrigado pelo comentário. Ajudou bastante a incrementar o post e contribuir para os leitores.
      Também tive esse viés ao escrever o artigo original Como aprender matemática em 5 passos. Entretanto, conclui se tratar do campo filosófico e que bastaria escolher um caminho.
      Muito boa a indicação do vídeo. Gostei! Forte abraço!

  5. Boa noite professor Marcelo!
    antes desejo-lhe feliz quadra festiva nao so. levei algum tempo sem acessar o site a que o professor didica aos estudantes de matematica por razoes profissionais. contudo da leitura que fiz dos conteudos ate aqui publicados despertam me cada vez mais interresse em estudar matematica.
    cordiais saudacoes

  6. Oi, tudo bem ? Decidi começar a estudar de verdade a matemática e gostei dos mapas mentais ajudam muito, mas tem alguns que eu não achei como por exemplo o da quarta série e os dos três anos do ensino médio . O senhor pode disponibiliza-los? Grata. 🙂

suporte

Suporte

Quer conhecer os cursos por dentro?

Experimente grátis

Você será encaminhado para a página dos cursos.

Baixe materiais gratuitos

Leve seu ensino ou aprendizado para o próximo nível com listas de exercícios e PDFs exclusivos.

Lead Geral