Dando continuidade aos nossos estudos da narrativa, vamos estudar hoje os elementos desse tipo textual!
Já vimos um pouco do seu conceito, da sua estrutura, do seu foco narrativo!
Mas há ainda alguns outros elementos que fazem de um texto uma narração, e é isso o que vamos estudar agora!
Os chamados ELEMENTOS DA NARRATIVA são CINCO!
Vamos estudar detalhadamente cada um deles!
Personagem:
Podem ser personagens qualquer ser que pratica ações em uma narrativa. Lembrando que os personagens não precisam ser exclusivamente humanos, mas também animais, seres fantásticos, etc., desde que sejam responsáveis pelas ações na história!
Os personagens dividem-se em 3 categorias:
Principal ou protagonista: Aquele que aparece na maioria dos capítulos da história e desempenha o papel mais importante, geralmente é o “herói” da trama. Exemplo: Anna e Elsa, no filme Frozen.
Antagonista: Aquele personagem que atrapalha de algum modo o protagonista na conquista de seus objetivos. É o rival, vilão da história. Exemplo: o personagem Lex Luthor, nas séries, filmes e revistas do Superman.
Coadjuvantes: Todos aqueles que possuem participação na história, mas que não aparecem o tempo todo. Estão ali colocados para auxiliar o protagonista (ou o antagonista). Exemplo: Olaf e Kristoff, também do filme Frozen.
Espaço:
Lugar onde se passa a narrativa. É muito importante para a construção da trama, pois pode transmitir sensações relacionadas ao que se que repassar na história. Por exemplo: quando a personagem Elsa, em Frozen, perde o controle de suas emoções, cria uma tempestade de neve, e todo o espaço da narrativa do filme fica congelado, transmitindo toda a sensação de tristeza e confusão que a personagem sente.
Narrador:
É a voz que narra a história.
Pode estar em 1ª pessoa (narrador personagem, aquele que participa da história);
Pode estar em 3ª pessoa (aquele que apenas observa a história acontecer, podendo ter total domínio sobre ele – narrador onisciente; ou conhecer apenas os fatos que se apresentam a sua observação – narrador observador).
Tempo:
É o fluxo, ordem, em que as ações são narradas. Temos dois tipos de tempo:
Cronológico: é o tempo do relógio, as ações sucedem umas as outras na mesma ordem em que vão acontecendo. Exemplo: ontem, semanas depois, algumas horas depois.
Psicológico: as ações não são narradas na ordem em que ocorreram, mas na ordem que em o narrador as vai lembrando, pois pode estar sonhando, delirando, ou construindo memórias. É o tempo “interior” que ocorre dentro dos personagens.
Enredo:
É o que chamamos de “esqueleto” da narrativa e é dividido em quatro partes:
Introdução: nesta primeira parte, há aparente harmonia; personagens e lugares são apresentados;
Clímax: auge da narrativa, momento que o conflito se torna mais interessante;
Conflito: aqui, surge o problema que precisa ser resolvido na história;
Desfecho: esta é parte difícil da história, em que o protagonista se arrisca em nome de resgatar uma harmonia ainda maior do que a que havia no início da narrativa.
legal e meio chato
chato? a aula e muito bem feito e eu não vejo nada de chato (na minha opinião
Muito boa a explicação, valeu