Voltar para Curso

Química 1ª Série Ensino Médio

0% Completo
0/0 Etapas
  1. MATÉRIA
    5 Aulas
    |
    5 Exercícios
  2. O ÁTOMO
    4 Aulas
    |
    4 Exercícios
  3. TABELA PERÍODICA
    6 Aulas
    |
    6 Exercícios
  4. LIGAÇÃO QUÍMICA
    6 Aulas
    |
    6 Exercícios
  5. QUÍMICA INORGÂNICA
    5 Aulas
    |
    5 Exercícios
Progresso do Módulo
0% Completo

A matéria pode ser encontrada em 3 estados físicos: sólido, líquido e gasoso. O que diferencia esses três estados físicos são a disposição das moléculas, que obedecem a duas forças: as forças de coesão, que são aquela que mantém os átomos unidos e as forças de repulsão que são aquelas que afastam uma molécula da outra.

  • Estado Sólido:  estado em que as moléculas se encontram muito próximas, possuem assim forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Nesse estado a força de coesão é muito forte, devido a isso movimento das moléculas é pequeno e elas apenas vibram.
  • Estado Líquido: estado em que a matéria tem forma variável e volume definidos. As moléculas têm menos força de coesão do que nos sólidos. Por isso, elas se deslocam mais.
  • Estado Gasoso: estado em que a matéria tem forma e volume variáveis. Nos gases, as moléculas se movem livremente e com grande velocidade. A força de coesão é mínima e a de repulsão é enorme.

A Figura 1, simplifica o estado de agregação das moléculas nos diferentes estados físicos.

Mudanças dos estados físicos 1

Figura 1. Estados de agregação das moléculas nos diferentes estados físicos.
Imagem escolakids.uol.com.br
  • Mudanças de Estados Físicos da Matéria

As mudanças de estados físicos ocorrem quando uma determinada matéria é aquecida ou resfriada.

Ao aquecermos um sistema sólido, ocorrerá um aumento gradativo de temperatura até atingir o ponto de fusão, essa temperatura pode ser constante quando temos uma substância pura ou variável quando se tem uma mistura, nesse momento coexistirá o sólido e o líquido, até que essa temperatura seja superada e a substância seja totalmente líquida, a esse processo da-se o nome de FUSÃO. Se continuamos aquecendo a susbtância chegará ao ponto de ebulição, nesse coexistirá líquido e gasoso, até que ela passe totalmente para a forma de gás, essa mudança de estado físico é chamada de EBULIÇÃO. Vale ressaltar que essa mudança pode ser conhecida também VAPORIZAÇÃO (Mudança do estado líquido para o estado de vapor), EVAPORAÇÃO (Quando a mudança de estado físico ocorre de forma lenta, a temperatura ambiente), CALEFAÇÃO (Vaporização mais rápido e violenta).

Se diminuirmos a temperatura, teremos o processo inverso. Uma substância no estado inicial gasoso ao ser resfriada irá atingir um ponto onde irá se transformar me líquido, dessa forma teremos a LIQUEFAÇÃO ou CONDENSAÇÃO.  Diminuindo um pouco mais a temperatura ocorrerá a passagem do líquido para o sólido a esse processo da-se o nome de SOLIDIFICAÇÃO.

Existe também o processo de mudança do sólido para o gasoso ou do gasoso para o sólido, a esse processo da-se o nome de SUBLIMAÇÃO.

Na Figura 2, são mostras dos todas as mudanças de estados físicos e suas respetivas denominações.

Mudanças dos estados físicos 2

Figura 2. Mudanças de estados físicos.
Imagem https://www.cienciasresumos.com.br/

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

58 − 56 =

suporte

Suporte

Quer conhecer os cursos por dentro?

Experimente grátis

Você será encaminhado para a página dos cursos.

Baixe materiais gratuitos

Leve seu ensino ou aprendizado para o próximo nível com listas de exercícios e PDFs exclusivos.

Lead Geral