Conteúdo Matemática 3º ano Ensino Fundamental
Neste artigo vamos explicar qual é o Conteúdo de matemática do 3 º ano e de todo ensino fundamental para as aulas de matemática com ótimos exercícios em 2015.
Para acessar os conteúdos de matemática dos outros anos do ensino fundamental ou ensino médio é só clicar abaixo:
Veja também: Tudo sobre Matematica basica
Conteúdo Matemática
3º ano Ensino Fundamental
Estes são os assuntos de matemática, normalmente, estudados no 3º ano do ensino fundamental. Sabendo qual é a matéria de matemática para estudar, fica mais fácil estudar online.
1º Bimestre
Estruturas lógicas
• Estruturas lógico-matemáticas (processos mentais):
-Conservação
-Correspondência
-Comparação
-Classificação
-Sequenciação
-Seriação
-Ordenação
-Inclusão
Números e operações
• Funções do número:
– Indicador de quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalinalidade);
– Indicador de posição: número ordinal;
-Código ( número de telefone, placa de carro, etc…);
-Medidas de grandezas
(2 kg, 3 dias, 24 horas, meio metro, R$ 5,00, etc…
• Sistema de Numeração Decimal:
– Quantificação de coleções ou eventos;
– Correspondência biunívoca;
– Sequência oral numérica
– Zoneamento (os contados e a contar);
-Conservação de quantidade.
-Relação entre: quantidade/quantidade quantidade/símbolo, símbolo/quantidade.
-Agrupamentos e desagrupamentos de quantidades até 999
-Formação de grupos (grupos de 10 – unidade para dezena)
-Formação de agrupamentos (grupo de grupo/ dezena para centena)
-Valor posicional dos números
-Nomenclaturas: unidade, dezena, centena
-Registro, leitura e escrita numérica de quantidades até 999;
2º Bimestre
Números e operações
- Comparação entre números: ordenação crescente e decrescente, antecessor e sucessor, maior que, igual a, menor que
• Números ordinais: função, leitura e representação
• Descobrindo o corpo como calculadora para operar e medir
• Adição (ações de juntar e acrescentar quantidades)
• Subtração (ações de retirar e comparar e completar quantidades)
• Multiplicação (ações de agrupar parcelas iguais, combinações, proporcionalidade e disposição retangular)
• Divisão (ideias de repartir a coleção em partes iguais e determinação de quantas vezes uma quantidade cabe em outra)
• Formulação, interpretação e resolução de situações problema envolvendo noções de adição (ações de juntar, acrescentar), subtração (ações de retirar, comparar e completar) multiplicação (soma de parcelas iguais e combinação associada à tabela de dupla entrada, à superfície. Exemplo: formar um retângulo 3 x 4 ) e divisão (ações de partilha e de medida) explorando a diversidade de procedimentos e de registros
• Fatos fundamentais da adição, subtração e da multiplicação em situações significativas que desenvolvam o cálculo mental, cálculo aproximado, estimativa, socialização de estratégias de conferência
• Formulação, Interpretação e resolução de situações- problema envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro (reconhecimento e utilização de cédulas e moedas para somar e subtrair valores monetários em situações de compra e venda)
• Fracionamento da unidade para representar partilha: metade (meio) e metade da metade (quarto) em situações do cotidiano.
Grandezas e medidas
• Utilização de instrumentos não convencionais e convencionais na comparação de grandezas (tempo, massa, comprimento e capacidade);
• Medidas de tempo:
-Reconhecimento de instrumentos de passagem de tempo: agenda, calendário, relógio, linha do tempo
-Sistematização de tempo (estabelecimento das principais relações entre as unidades de tempo mais significativas: hora e minuto; hora e dia; dia, semana e mês)
-Leitura e representação de datas e horas em relógio analógico e digital.
• Medidas de massa (Quilograma, meio quilograma, grama, tonelada, construção, observação e uso de balanças)
• Medidas de Comprimento (metro, meio metro e centímetro. Construção, observação e uso de fitas métricas, réguas e trenas)
* Medidas de capacidades (litro, meio litro)
* Sistema Monetário Brasileiro:
-Troca entre valores, cédulas e moedas.
* Registros pictóricos, orais e ou escritos das experiências matemáticas vivenciadas a partir de SITUAÇÕES PROBLEMA envolvendo adição e subtração
• Comparação de Valores
Veja também: Tudo que você precisa para estudar Matematica basica
3º Bimestre
Espaço e forma
• Reconhecimento da corporeidade (semelhanças, diferenças e respeito às singularidades)
• Orientação e deslocamento:
• Reconhecimento de eventos que envolvem orientação e deslocamento de pessoas e de objetos
• Construção e socialização de procedimentos e de registros de referências (exemplo: casa/escola; sala de aula/banheiro)
• Representação da localização e deslocamentos por meio de mapas, desenhos e plantas (para o reconhecimento do espaço e localização nele)
• Estabelecimento de comparações entre objetos do espaço físico e entre objetos geométricos.
• Composição e análises de figuras em malhas quadriculadas e sua relação com a medida de perímetro.
• Reconhecimento e estudo dos elementos (bases, número de faces, vértices e arestas) das figuras espaciais: cilindros, cones, pirâmides, paralelepípedos, cubos e esferas.
• Representação pictórica de figuras geométricas planas e espaciais.
4º Bimestre
Tratamento da informação
• Pesquisa de fenômenos sócio culturais coletando registrando e organizando informações em forma de tabelas, e gráficos de coluna
• Pesquisa e interpretação de dados, gráficos e tabelas nos meios de comunicação: mídia impressa (panfletos, jornais, revistas, livros, entre outros.) e outras mídias (computador, televisão, DVD, rádio, internet, entre outros).
• Seleção e organização de dados em tabelas simples e gráficos de barras ou colunas.
• Formulação, interpretação e resolução de situações problema envolvendo análise crítica dos dados de gráficos e tabelas.
• Sistematização de dados expressos num problema ou pesquisa em gráficos ou tabelas.
• Noções de combinação associada à multiplicação e tabela
• Situações problema simples envolvendo noções de possibilidade e probabilidade.
Veja também: Tudo sobre Matematica basica
IMPORTANTE: Não deixe para estudar para as provas na última hora, pois você pode ficar de recuperação final e acabará ficando mais difícil passar de ano.
Obs.:
Esse conteúdo é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica do MEC ( 2013) e no Currículo em Movimento da Educação Básica ( 2014) elaborado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.
O conteúdo de matemática básica oferecido por cada escola pode variar de acordo com as suas necessidades regionais e culturais.
Professores de matemática
Baixe para imprimir o arquivo pdf com o Planejamento anual de conteúdos de matemática 3º ano e plano de aula.
Veja também: Como aprender matemática em 5 passos
E então, o que achou dessa proposta de ensino da matemática no 3º ano do ensino fundamental?
Deixe o seu comentário e contribua para construirmos um currículo nacional de matemática para facilitar a elaboração do planejamento anual e dos planos de aula.
Aprenda matematica de forma simples e objetiva!
Achei bacana e bem fácil prático de aprender gostaria saber se vcs dão mais curso para prof que querem se atualuzar
Queria aprender a tabuada e divisão
Poxa já estamos no meio do ano e minha filha não tem quase matéria no caderno , não dão os livros ela está aprendendo muito pouco,vou ter que pegar esse cronograma e aplicar em casa
Preciso reforçar o ensino dos meus netos terceira e quarta série.
Mano qual é o nome da operação que tem adição subtração divisão multiplicação etc?
Eu tô tentando lembrar e n consigo
Expressões numéricas. Acessa aqui: https://azup.com.br/exercicios/exercicio-de-expressoes-numericas-6o-ano/
Bom dia, gostaria de saber se esse conteúdo já é com as mudanças que teve no MEC.
Me tire uma dúvida, no 3° F I , não é aplicado a operação da divisão?
Amei seu esclarecimento de conteúdo.
Sou professora e quando achamos esse apoio é maravilhoso.
Parabéns e desde já agradeço.
Luciana
Gostaria de uma aula completa com video atividades de matemática.
Do 3 ano fundamental.
Muito bom os conteúdos. De grande valia